IR 2025: ainda não recebeu a restituição? Consulta ao 4º lote é liberada nesta sexta (22)
Receita Federal libera consulta ao quarto lote da restituição e detalha quem terá prioridade no pagamento de agosto

Nesta sexta-feira (22), a partir das 10h, a Receita Federal abre a consulta ao 4º lote da restituição do Imposto de Renda. Com isso, será possível consultar se o seu nome está entre os contemplados no penúltimo de cinco lotes previstos para este ano.
Nesta leva de pagamentos, mais de R$ 2,9 bilhões serão destinados a quase 2 milhões de contribuintes. Vale lembrar que arestituição do Imposto de Renda ocorre quando o contribuinte paga mais tributos do que o devido. Neste caso, a Receita Federal devolve a diferença ao cidadão.
O pagamento do 4º lote da Restituição ocorrerá no dia 29 de agosto e a prioridade será para mais de 300 mil idosos acima de 80 anos. Em seguida, receberão contribuintes entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência e portadores de moléstia grave.
Quase 313 mil contribuintes também terão prioridade por usarem a declaração pré-preenchida e optado pelo recebimento via Pix.
Leia mais: Restituição do IR: veja quando sai o próximo lote.
Calendário da restituição do IR 2025
- 1º lote: 30 de maio (pago)
- 2º lote: 30 de junho (pago)
- 3º lote: 31 de julho (pago)
- 4º lote: 29 de agosto
- 5º e último lote: 30 de setembro
Ordem da fila de pagamentos
1. Contribuintes com 80 anos ou mais
2. Contribuintes com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e portadores de moléstia grave
3. Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
4. Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e optaram por Pix
5. Demais contribuintes
Você pode se interessar também:
Como consultar a restituição?
Para consultar a restituição, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal e preencher o formulário com CPF, data de nascimento e ano de exercício (2025).
As informações são atualizadas mensalmente. Caso não haja previsão no lote, aparecerá apenas a mensagem “em fila de restituição”.
A consulta ao quarto lote reforça a prioridade nos critérios estabelecidos pela Receita Federal e garante transparência na devolução do Imposto de Renda.