IR 2025: como saber se eu caí na malha fina?
O temido momento de cair na malha fina ao declarar o Imposto de Renda pode ser contornado, confira algumas dicas

A declaração do Imposto de Renda (IR) é uma atividade que gera dúvidas para inúmeros indivíduos, porque, além de não ser ensinada na educação básica, um simples erro pode levar à malha fina da Receita Federal, o que gera ainda mais insegurança.
De maneira simples, assim como informa o site oficial do Governo, caso a declaração precise passar por uma análise mais aprofundada, a restituição pode passar por um atraso, e o contribuinte terá que corrigir as informações incorretas ou incompletas.
Para saber se isso aconteceu com você, basta consultar o e-cac, o site de atendimento virtual da Receita Federal, fazer o login com uma conta Gov.br, de nível prata ou ouro e acessar a sua declaração de IR. Para isso, siga os 3 passos abaixo:
- No e-CAC, faça login com o código de acesso ou a senha cadastrada;
- Na aba "Meu Imposto de Renda", selecione Extrato do Processamento da DIRPF”;
- Em “Processamento” você irá selecionar a opção “Pendências de Malha”.
Nessa parte, você conseguirá visualizar as listas dos elementos que precisam ser revisados, mas caso não esteja indicado nenhum dado, você está com situação regularizada.
Uma dica interessante para evitar problemas com a Receita Federal é contratar os serviços de um contador ou utilizar sistemas automatizados. Eles evitam um gasto maior no futuro.
Os 8 principais erros que levam à malha fina do Imposto de Renda 2025
1. Omissão de rendimentos:
Lembre-se de todos os rendimentos ao longo do ano, como salários, aluguéis, pensões ou outras fontes de renda, como freelance e investimentos. Esses dados podem ser cruzados com as instituições ou empresas que você estiver envolvido.
2. Inconsistências dos valores declarados:
Erros simples, como documentos errados ou incompletos, podem chamar a atenção da Receita Federal. Confira com cautela os valores de rendimentos, deduções ou despesas médicas e de educação.
3. Errar a declaração de dependentes:
Fique atento se os seus filhos ou dependentes ainda entram nas definições da Receita Federal, como a idade limite.
4. Despesas médicas irregulares:
Informe apenas as despesas médicas que podem ser comprovadas e que são dos dependentes, porque elas são os principais itens observados pela Receita Federal.
5. Não declarar ganhos de capital:
A venda de bens, como imóveis ou veículos, porque esses ganhos também precisam ser tributados.
6. Não informar rendimentos de outros países:
Caso o contribuinte tenha rendimentos no exterior, eles precisam ser declarados e convertidos para a moeda brasileira.
7. Divergências na declaração de bens e direitos:
Após o fim da declaração, não esqueça de conferir se os bens estão compatíveis com a evolução patrimonial.
8. Falhas na retificação:
Caso tenha detectado uma inconsistência na declaração, o contribuinte pode solicitar uma retificação dos dados, mas isso não impede que, caso ainda existam outros erros não corrigidos, o contribuinte caia na malha fina.
O que fazer se eu cair na malha fina?
Você fará o mesmo processo de quando declarou a primeira vez, a fim de corrigir ou completar as informações solicitadas. Ou se preferir, também pode fazer a entrega presencial dos documentos faltantes, a partir do agendamento do atendimento na aba “Meu Imposto de renda”, no extrato da sua declaração.
Caso você tenha certeza que informou tudo corretamente, mas mesmo assim caiu na malha fina, você precisará assinar um Termo de Intimação ou a Notificação de Lançamento da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.
Existe multa para quem cai na malha fina?
Se você conseguir comprovar e corrigir as inconsistências apontadas pela Receita Federal, a multa mínima é de R$ 165,74 podendo chegar a 20% do imposto devido. Já se isso não acontecer, a multa sobre para 70% do imposto devido.
Além da multa, existem algumas outras punições devido à irregularidade da declaração do IR, como:
- Ser denunciado por crimes ligados à sonegação fiscal;
- O Fisco estará mais atento nas suas próximas entregas;
- Não poderá assumir cargos públicos;
- Não poderá retirar ou atualizar seu passaporte;
- Estará restrito a solicitações de empréstimos, financiamentos ou abertura de conta em banco.
A irregularidade com a declaração do Imposto de Renda (IR) pode afetar sua vida em diferentes áreas. Por isso, se mantenha atualizado das datas e solicitações de correção.