IR 2025: quem pode ser considerado dependente na declaração?
Entenda quem pode ser incluído como dependente para aumentar as deduções e garantir uma restituição maior no Imposto de Renda 2025

Todo contribuinte busca pagar menos imposto e receber uma boa restituição. Uma das formas de reduzir o valor devido ou aumentar a restituição do Imposto de Renda é incluir dependentes na declaração.
Em 2025, a Receita Federal garante um desconto fixo de R$ 2.275,08 por cada dependente. Também é possível deduzir valores relacionados a gastos com esses dependentes. Diante desses benefícios, surge a dúvida: quem pode ser declarado como dependente?
Segundo a Agência Brasil, podem ser considerados dependentes o cônjuge ou companheiro, desde que tenham filhos em comum ou convivam há mais de cinco anos. Filhos e enteados podem ser declarados até os 21 anos, ou até os 24 anos, se estiverem cursando ensino superior ou técnico. Em casos de incapacidade física ou mental, não há limite de idade. Também podem ser declarados irmãos, netos, bisnetos, pais, avós, bisavós, menores pobres ou pessoas absolutamente incapazes, desde que o contribuinte seja tutor ou curador e apresente todos os documentos.
A Receita Federal esclarece que uma pessoa não pode ser dependente em mais de uma declaração. Uma criança, por exemplo, não pode constar nas declarações do pai e da mãe ao mesmo tempo. Além disso, quem é obrigado a apresentar a própria declaração não pode ser incluído como dependente em outra.
Os gastos com saúde dos dependentes podem ser totalmente deduzidos, sem limite de valor. Já os gastos com educação têm um teto de R$ 3.561,50 por dependente. Todos os rendimentos e bens dos dependentes também devem ser informados na declaração.
A omissão de informações pode levar o contribuinte à malha fina.
Até o fim do prazo para entrega do Imposto de Renda, a Fast Company continuará publicando orientações e dicas atualizadas para ajudar na prestação de contas à Receita Federal.