IR 2025: sua restituição não caiu na conta? Veja o que fazer
A Receita liberou na última sexta-feira (22) a consulta ao 4º lote da restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal libera nesta sexta-feira (29) o pagamento do 4º lote de restituição do Imposto de Renda, que contemplará 1.884.035 contribuintes, totalizando quase R$ 2,9 bilhões em créditos bancários.
O crédito será feito diretamente na conta bancária ou chave Pix indicada na declaração. Para verificar se a restituição foi liberada, é possível acessar o site da Receita ou o aplicativo oficial.
Caso o nome esteja na lista, o dinheiro será depositado automaticamente. No entanto, em algumas situações, o valor pode não cair na conta indicada, o que exige atenção para não perder o prazo de resgate.
O que fazer se o pagamento não cair na conta?
Em alguns casos, mesmo quando a restituição é liberada pela Receita Federal, o valor pode não ser creditado na conta indicada pelo contribuinte na declaração. Isso acontece, por exemplo, quando a conta foi encerrada ou houve erro no preenchimento dos dados bancários.
Nessas situações, o valor fica disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano. Durante esse período, é possível reagendar o crédito de forma simples e segura.
Para solicitar o reagendamento, o contribuinte pode:
1. Acessar o Portal BB;
2. Ligar para a Central de Relacionamento BB nos números:
- 4004-0001 (capitais);
- 0800-729-0001 (demais localidades);
- 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).
Será necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração para validar o pedido. Após o reagendamento, o banco realiza uma nova tentativa de depósito na conta indicada, desde que esteja em nome do titular da declaração.
Por fim, se o valor da restituição do Imposto de Renda não for resgatado dentro do prazo de um ano, será necessário solicitar a restituição novamente pelo portal e-CAC, na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.