Lady Gaga no Rio: o que se sabe até agora em 12 pontos

Mega-show está confirmado para 3 de maio e deve injetar centenas de milhões de reais na economia local

Crédito: Fast Company Brasil

Paula Pacheco 5 minutos de leitura

Na última sexta-feira (21), foi a vez dela, a diva Lady Gaga, avisar que vai desembarcar no Brasil em maio. Ela postou em sua conta no Instagram a confirmação. Veja o que escreveu:

"É uma grande honra ser convidada para cantar no Rio — por toda a minha carreira, os fãs no Brasil têm sido parte da força vital dos 'little monsters'. Eu estava morrendo de vontade de me apresentar para vocês há anos e fiquei de coração partido quando tive que cancelar anos atrás porque estava hospitalizada. A compreensão de vocês de que eu precisava daquele tempo para me curar significou o mundo para mim. Agora estou voltando e me sinto melhor do que nunca e estou trabalhando muito para garantir que este show seja algo que vocês nunca vão esquecer. Preparem-se para o MAYHEM (nome do álbum) na praia."

Os fãs de Lady Gaga, conhecidos como little monsters, estão esperando desde 2012, ano em que a artista se apresentou no Brasil, para um novo encontro. Depois disso, ela já ganhou um Oscar, lançou alguns álbuns e manteve na pele uma lembrança da primeira viagem ao país, quando tatuou no pescoço a palavra Rio, estilizada com o contorno do Cristo Redentor.

O primeiro a dar a notícia foi o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes no Rio. A apresentação será em 3 de maio, na Praia de Copacabana. Desde já se fala que o mega-show, que deverá render o maior público da carreira da artista - ela lançou seu primeiro álbum, The Fame, em 2008.

postagem de Lady Gaga no Instagram sobre o show no Rio
Reprodução/Instagram/Lady Gaga (21/02/2025)

A princípio, o show seguirá o mesmo padrão de outra grande artista, Madonna, que se apresentou em maio do ano passado no mesmo trecho de praia, em frente ao Copacabana Palace. A multiartista era esperada no Brasil em 2017. Ela se apresentaria no Rock in Rio, mas precisou cancelar o show para cuidar de problemas de saúde.

Os fãs, sobretudo os little monsters, ficaram arrasados, principalmente depois de verem sua publicação no antigo Twitter com a confirmação da desistência (print abaixo).

Reprodução das postagens de Lady Gaga no antigo Twitter, em 2017, sobre o cancelamento da apresentação no Rock in Rio

O público começou a se preparar assim que seu nome surgiu como aposta para o mega-show no Rio em 2025. Conforme as especulações aumentaram, cresceu também o interesse de quem curte as músicas da Mother Monster, como é chamada pelos fãs mais apaixonados.

PROCURA POR HOSPEDAGEM DISPARA

As buscas por estadias no Rio de Janeiro na plataforma Airbnb, com check in entre 30 de abril e 3 de maio e check out entre 3 e 6 de maio, em comparação com o mesmo período de 2024, dispararam.

O crescimento passou de 150 vezes em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento levou em consideração a procura feita até o último dia 5. Portanto, antes da confirmação oficial.

A faixa etária é bem variada, segundo a empresa. Ao todo, 47% das reservas são de millennials (com idades entre 25 e 30 anos) e 31% foram feitas por pessoas entre 31 e 40 anos. O público que tem entre 18 e 24 anos responde por 14% das reservas.

O mega-show de Lady Gaga no Rio representa a oportunidade de atrair novos usuários da plataforma, demonstra o movimento registrado no Airbnb. Ao todo, 19% das pessoas que fizeram reservas de acomodações estão utilizando a empresa pela primeira vez. Os clientes vêm principalmente das seguintes cidades: São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.

LADY GAGA NO RIO E O EFEITO NA ECONOMIA

Desde já, quase três meses até Lady Gaga tomar conta da Praia de Copacabana, quem está ligado à economia carioca também sabe que pode fazer planos de lucrar com o show de Lady Gaga, assim como demonstram os números do Airbnb. A visita da cantora é comemorada por hotéis, bares, restaurantes, lojas, ambulantes e quem está à espera de uma oportunidade de ver um dinheiro entrar em caixa, mesmo que em um trabalho temporário.

No ano passado, a economia local recebeu uma injeção de cerca de R$ 300 milhões como efeito da apresentação de Madonna, segundo as autoridades. As oportunidades são bem variadas. Vão do vendedor de bebidas no isopor ao ambulante especializado em camisetas e bonés. Além, é claro, das outras atrações na cidade que também serão beneficiadas pela presença de tantos turistas.

O Santander Brasil será o patrocinador da apresentação de Lady Gaga no Rio. O contrato do banco com a prefeitura do Rio prevê o patrocínio por quatro anos das grandes atrações que anualmente, sempre em maio, vão se apresentar na capital fluminense de graça.

Já o Grupo Globo confirmou que vai transmitir o show na Globo, Multishow e Globoplay.

O QUE SE SABE SOBRE LADY GAGA NO RIO

Até agora, já foram divulgadas várias informações dispersas, apesar de a confirmação pelo prefeito Eduardo Paes ser recente - durante um podcast na noite de quarta-feira, dia 12.

Veja o que se sabe até agora sobre o mega-show de Lady Gaga no Rio.

  • A apresentação está confirmada para 3 de maio, de graça, na cidade do Rio de Janeiro.
  • O local escolhido é a Praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace.
  • O show tem expectativa de duração de duas horas e meia, das 21h às 23h30.
  • O Santander Brasil é o patrocinador do mega-evento.
  • É um evento gratuito.
  • O show será transmitido pela TV Globo, Multishow e Globoplay.
  • Será o maior público de toda a carreira da artista americana se a previsão se confirmar.
  • A montagem da estrutura começará em 7 de abril, todos os dias, das 8h às 22h.
  • Os organizadores calculam que serão utilizados 28.000 m² de área pública para o espetáculo.
  • O espetáculo na Praia de Copacabana marcará a segunda passagem da artista pelo Brasil. A primeira vez foi em 2012.
  • O show de Madonna, no ano passado – nos mesmos moldes de Lady Gaga - arrecadou cerca de R$ 300 milhões para a economia local, segundo as autoridades.
  • O prefeito Eduardo Paes, em entrevista ao podcast PodK Liberados, justificou a decisão de apostar nos grandes shows. “'Vai gastar dinheiro público com a Lady Gaga?' Vou. Com a Madonna gastei também. Sabe por quê? Porque enche todos os hotéis, enche todos os restaurantes", disse.


SOBRE A AUTORA

Paula Pacheco é jornalista old school, mas com um pé nos novos temas que afetam, além do bolso, a sociedade, como a saúde do planeta. saiba mais