Menos telas, mais ação: IA chega aos robôs assistivos e câmeras que cuidam do seu pet
Nova geração de gadgets domésticos mostra que o futuro da tecnologia de consumo vai além das telas e começa com robôs e câmeras inteligentes que cuidam de pessoas, casas e até dos animais de estimação

A próxima fronteira da tecnologia de consumo não se resume a adicionar mais telas à sua vida ou aumentar o poder de processamento dos seus dispositivos. Em vez disso, ela está capacitando os usuários a realizar mais, desde novas e poderosas ferramentas de criação até soluções de cuidados com a pele mais eficientes.
No mercado doméstico, robôs assistivos estão subitamente disponíveis, e câmeras com IA estão aprendendo a cuidar melhor dos animais de estimação em vez de apenas vigiar humanos. É claro que também há coisas interessantes relacionadas a telas, incluindo celulares dobráveis extremamente finos e óculos de realidade aumentada cada vez mais imersivos.
Junte-se à comunidade da FastCo Money e receba nossa NEWSLETTER semanal: Inscreva-se aqui
ANKER
Para impressão 3D em praticamente qualquer coisa
Imprimir texturas 3D em materiais como madeira e metal geralmente requer ferramentas de nível industrial. No entanto, a Anker tem planos de levar essa tecnologia para casa. Seu EufyMake E1, de US$ 1.699, tem aproximadamente o tamanho de um computador de mesa e usa uma lâmpada ultravioleta para curar um tipo especial de tinta. Amadores podem usá-lo para imprimir padrões e texturas personalizados em capas de celular, garrafas de vidro, pratos de cerâmica e muito mais. A Anker afirma que está perto de enviar as primeiras unidades para os primeiros apoiadores no Kickstarter, onde a ideia arrecadou quase US$ 47 milhões.
HONOR
Por colocar baterias mais finas em novos lugares
A Honor continua a provar que sua incursão em novas químicas de baterias não é um acaso. Com seu celular dobrável Magic V5, a Honor aumentou a capacidade da bateria para 6.150 mAh — contra 4.400 mAh do rival Galaxy Z Fold 7 da Samsung —, mantendo o dobrável mais fino do mercado. Novas eficiências na química da bateria de ânodo de carbono e silício permitem incorporar um teor recorde de 25% de silício. Isso resulta em uma bateria ainda mais densa. A Honor também trouxe o mesmo tipo de bateria para seu tablet MagicPad 3. A novidade insinua um futuro em que todos os nossos gadgets durarão mais com uma carga.
L'ORÉAL
Por levar a análise de cuidados com a pele a níveis mais profundos
Para ajudar as pessoas a encontrar os produtos certos para a pele sem meses de tentativas e erros tediosos, a L'Oréal acredita que precisa ir além. Com seu dispositivo de avaliação Cell BioPrint, a empresa pode analisar amostras de células da pele para determinar sua idade biológica e procurar problemas subjacentes, como inflamação crônica e disfunção mitocondrial. Algoritmos de aprendizado de máquina geram recomendações personalizadas em minutos, com base em como a pele pode reagir a diferentes ingredientes. A L'Oréal afirma que este é o resultado de mais de uma década de pesquisa sobre os biomarcadores que indicam potenciais problemas de pele. A empresa planeja lançar a tecnologia na Ásia ainda este ano.
PETLIBRO
Para criar uma câmera para animais de estimação com propósito
Para donos de animais de estimação que desejam monitorar seus amigos peludos durante todo o dia de trabalho, a Petlibro aspira fazer mais do que apenas capturar vídeos. Sua câmera Scout usa processamento de imagem no dispositivo para reconhecer animais de estimação individuais de vários ângulos. Em seguida, usa processamento em nuvem para entender quando eles estão brincando, comendo, bebendo ou usando a caixa de areia. Eventualmente, a Petlibro espera sinalizar sinais de potencial estresse ou doença para que os donos possam agir mais cedo. Como forma de se manter informado sobre o comportamento dos animais de estimação, é melhor do que instalar uma webcam de uso geral que monitore toda a família no processo.
ROBOROCK
Para dar uma mãozinha aos robôs aspiradores de pó
Novas versões de robôs aspiradores de pó tendem a ser bem chatas, com melhorias incrementais na potência de limpeza ou no mapeamento de ambientes. O Saros Z70 da Roborock inclui algo realmente novo, com um braço robótico de cinco eixos que pode pegar pequenos objetos e carregá-los para espaços predefinidos. Embora o único propósito do braço atualmente seja mover objetos durante a limpeza, ele também pode abrir caminho para robôs domésticos mais ambiciosos que realizam uma gama mais ampla de tarefas.
XREAL
Para expandir o campo dos óculos de realidade aumentada
Observar através de óculos de realidade aumentada pode parecer um pouco claustrofóbico, com campos de visão estreitos que comprimem qualquer tela projetada à sua frente. Os óculos One Pro da Xreal representam um grande avanço, com um campo de visão de 57 graus que estende a imagem à sua visão periférica. Por enquanto, os óculos da Xreal funcionam principalmente como monitores portáteis que podem ser conectados a consoles de jogos, celulares e laptops, mas uma verdadeira incursão na realidade aumentada está chegando. A empresa está em parceria com o Google para desenvolver um conjunto separado de óculos leves para a Gemini AI, codinome Projeto Aura, com sensores de movimento para controle por gestos e câmeras para interagir com o mundo exterior.
As empresas e os indivíduos por trás dessas tecnologias estão entre os homenageados no prêmio Next Big Things in Tech da Fast Company de 2025. Saiba mais sobre os vencedores em todas as categorias e a metodologia por trás do processo de seleção.