Millennials e Gen Z chamam atenção, mas Geração X é quem mais gasta
Riqueza e poder de compra passam despercebidos, mesmo enquanto aqueles da Geração X compram mais que as gerações mais novas

A Geração X, nascida entre 1965 e 1980, cresceu com a MTV e casas vazias, o que lhes rendeu o apelido de "crianças da chave na porta".
A primeira geração que se conectava ao AOL Instant Messenger e jogava videogames enquanto ainda desfrutava da liberdade que existia antes da chegada dos pais superprotetores é fascinante. Mas, como uma pequena geração que fica entre os baby boomers e os millennials, muitas vezes é negligenciada.
GEN X, PEQUENA E PODEROSA
Quando se trata de poder de compra, no entanto, a Geração X é pequena, mas poderosa.
De acordo com um novo relatório da ICSC, uma associação comercial do setor imobiliário de varejo, a Geração X pode ter um poder de compra maior do que as marcas imaginam.
Embora a Geração X represente apenas cerca de 19% da população dos EUA, esse grupo demográfico é responsável por 31% dos gastos online e presenciais, segundo o relatório.
JÁ PENSOU EM ENTRAR PARA A COMUNIDADE DA FASTCO MONEY?
Basta assinar nossa NEWSLETTER semanal. Inscreva-se aqui
Os integrantes da Geração X não apenas compram mais em lojas físicas do que os baby boomers, millennials e a Geração Z em diversas categorias (luxo, fitness e custo total do varejo). Eles também impulsionam os gastos com restaurantes.
De acordo com o relatório, a Geração X é responsável por quase um terço de todos os gastos em refeições fora de casa.
"A Geração X é a força motriz da economia varejista atual, gastando mais por consumidor do que todas as outras gerações juntas"
Tom McGee, da ICSC
Tom McGee, presidente e CEO do ICSC, afirmou em um comunicado à imprensa que a Geração X é “a força motriz da economia varejista atual, gastando mais por consumidor do que todas as outras gerações juntas”.
IMPACTO DESFEITO NOS GASTOS EM CINCO ESTADOS
Segundo o relatório, os membros da Geração X são consumidores tão poderosos que sua mera presença em diversas localidades dos Estados Unidos tem um impacto significativo no mercado local.
Mais de um terço da população dessa geração vive em apenas cinco estados: Califórnia, Texas, Flórida, Nova York e Pensilvânia, e seus gastos são expressivos.
Isso é especialmente evidente em cidades da Flórida como Miami, West Palm Beach e Fort Lauderdale, bem como em Houston, no Texas, e outras.
UMA RELAÇÃO FIEL
Os consumidores mais jovens tendem a ser extremamente fiéis às marcas que amam. Mas a Geração X também é excepcionalmente tradicional. Nenhuma grande surpresa. Afinal, você já conheceu alguém da Geração X? Você não pode convencê-los a amar algo que odeiam e vice-versa.
É provavelmente por isso que 81% das crianças que ficam sozinhas em casa depois da escola dizem ser leais às marcas em que confiam — e provavelmente sempre serão.
“A Geração X é pragmática, fiel às marcas em que confia e influencia as decisões sobre si mesma, seus filhos e seus pais”, diz McGee. “Para os varejistas, não há oportunidade de crescimento maior a curto prazo do que conquistar a lealdade e o dinheiro da Geração X.”
UMA TURMA CONECTADA E ESQUECIDA
A Geração X não está apenas gastando mais do que outras gerações. Eles também estão conectados online, pois são extremamente familiarizados com tecnologia e usam ferramentas online como as redes sociais regularmente. De acordo com o relatório, 92% dessa geração acessa as redes sociais diariamente.
Ainda assim, as marcas não estão direcionando seu marketing para eles. Apenas 5% dos gastos com marketing direcionados à Geração X são voltados para esse público, o que, segundo especialistas, é um grande erro.
“Eles têm patrimônio… Podem estar pensando em começar a transição para uma espécie de semi-aposentadoria”, afirma Ryan Marshall, presidente e CEO da PulteGroup, uma construtora, no relatório, “mas ainda se consideram muito jovens e ativos”.
Esses fatores certamente parecem impulsionar o consumo. Mas em breve, isso poderá ser especialmente verdadeiro para a Geração X, já que uma grande transferência de riqueza está prestes a acontecer.
Leia mais: Câmbio: dicas para facilitar sua vida na hora de gastar no exterior : Millennials e Gen Z chamam atenção, mas Geração X é quem mais gastaCerca de um em cada três integrantes da Geração X espera receber uma herança, o que pode representar cerca de US$ 308 bilhões em gastos anuais.
Embora a linguagem da Geração X possa parecer um pouco antiquada, sua linguagem ainda funciona. As marcas podem estar focadas em atrair os millennials e a Geração Z, que estão antenados nas tendências, mas seria sensato não descartarem ainda a geração jovem da MTV.