Nada a esconder: com as novas caixas de som, a Ikea diz que é hora de exibir

Nova coleção aposta em caixas de som que parecem luminárias e objetos decorativos para integrar tecnologia e design

Nada a esconder: com as novas caixas de som, a Ikea diz que é hora de exibir
Ikea

Grace Snelling 4 minutos de leitura

A Ikea acaba de lançar uma nova coleção de caixas de som que também são verdadeiras obras de arte.

A coleção, que inclui três caixas de som Bluetooth redondas, duas caixas de som em formato de luminária (chamadas Kuglass) e uma nova versão da icônica luminária Fado da Ikea, foi criada em colaboração com a designer sueca Tekla Evelina Severin (também conhecida como Teklan).

Teklan, conhecida por seu trabalho como colorista, fotógrafa e designer, traz um olhar apurado para cores e padrões aos designs, transformando um produto que poderia ser um desastre visual em algo digno de exibição. De fato, seria difícil até mesmo reconhecer os produtos como caixas de som à primeira vista.

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DA FASTCO MONEY. Assine a nossa NEWSLETTER semanal. Inscreva-se aqui

Esta coleção é uma evolução da missão mais ampla da Ikea de tornar os produtos tecnológicos para o lar não apenas funcionais, mas também esteticamente agradáveis. O toque colorido de Teklan eleva esse objetivo a um novo patamar, transformando a nova linha de caixas de som em verdadeiros objetos de design.

COMO A IKEA ESTÁ INVESTINDO NA ESTÉTICA


A Ikea lançou sua primeira linha de caixas de som, chamada Eneby, em 2018. Elas eram ultrassimples, quadradas e para montagem na parede, disponíveis em tons de cinza claro e escuro. A nova coleção da empresa com a Teklan mostra o quanto nossa relação com os eletrônicos domésticos se expandiu desde então.

À medida que a tecnologia se torna cada vez mais uma parte da casa americana média, os clientes buscam cada vez mais produtos que se integrem perfeitamente à decoração e não chamem muita atenção para suas funções reais.

Nos últimos anos, a Ikea ampliou seu portfólio de caixas de som com adições mais criativas. É o caso da caixa de som emoldurada Symfonsik e a luminária com caixa de som para áreas externas Vappeby. Embora a marca seja conhecida por seu estilo minimalista, nos últimos meses, ela começou a injetar mais cor e formas surpreendentes em suas ofertas de eletrônicos domésticos.

Recentemente, a Ikea lançou uma ampla gama de produtos para casas inteligentes atualizados, projetados para simplificar a experiência de forma conectada, que se parecem com dispositivos analógicos por fora e vêm em tons como laranja ferrugem e verde menta.

“A tecnologia está em toda parte e crescendo, mas acho que poucos a veem como parte da identidade da casa”, diz Sara Ottosson, desenvolvedora de produtos da IKEA da Suécia. “Na maioria das vezes, você acaba adaptando sua casa à tecnologia, em vez do contrário, simplesmente porque esses produtos não são projetados para harmonizar com nada, e não achamos que deva ser assim.”

Com esta nova coleção, diz Sara, o objetivo principal era “fazer com que as caixas de som parecessem pertencer ao conjunto de móveis e tecidos”.

Para isso, a equipe da desenvolvedora de produtos da IKEA começou abordando o design da nova coleção de forma semelhante à abordagem que dariam a uma nova cadeira ou luminária.

“O arquétipo da caixa de som geralmente é o de uma caixa rígida, em que o design é algo adicionado à tecnologia”, diz Sara. “É assim que a categoria tem sido há muito tempo. Viemos do design de móveis para casa, então naturalmente abordamos as coisas de um ângulo diferente. Estávamos curiosos para saber o que acontece quando se trabalha com formas, cores e padrões mais suaves — elementos que fazem um produto parecer mais parte da casa, que harmoniza com o resto.”

Para as três caixas de som circulares (chamadas de família Solskydd), a equipe convidou o designer de longa data da Ikea, Ola Wihlborg. Ele reinventou a tecnologia como objetos redondos e macios que podem ser colocados em suportes decorativos ou fixados diretamente na parede.

Para as duas luminárias com alto-falante embutido (chamadas Kuglass), Sara diz que a equipe de produto levou o conceito de alto-falante embutido a um novo patamar. As luminárias são projetadas para serem reconhecidas imediatamente como um abajur, com a cúpula suave e a silhueta amigável disfarçando quase completamente o componente tecnológico.

O PAPEL DOS PADRÕES

O que realmente eleva a coleção ao status de objeto de design é a seleção de cores e padrões de Severin. As caixas de som vêm em um design listrado em azul-petróleo, um padrão vermelho sutilmente tridimensional e um laranja suave; As luminárias estão disponíveis em dois tons: vermelho e verde.

O resultado, segundo Sara, é algo “simplesmente inédito na Ikea”: uma combinação de formas, cores, padrões e luz que proporciona uma experiência sensorial.

“Teklan nos incentivou a seguir seus métodos e combinações não convencionais, optando por cores da natureza e tons que evocam nostalgia e emoção”, afirma Sara. “A ideia era fazer com que os produtos fossem verdadeiramente peças de design para casa com tecnologia integrada, em vez de tecnologia envolta em design.”


SOBRE A AUTORA

Grace Snelling é colaboradora da Fast Company e escreve sobre design de produto, branding, publicidade e temas relacionados à geração Z. saiba mais