O matcha sumiu. Acredite, a culpa é do TikTok
Vídeos sobre a bebida se espalham pela rede social e impactam na sua oferta; mudanças climáticas e consumo influenciam na disponibilidade
Matcha é, sem dúvida, a bebida do momento. É quase impossível navegar nas redes sociais sem vislumbrar o verde brilhante, bebido em canudos de vidro ou copos para viagem. No Japão, no entanto, a indústria do matcha está lutando para acompanhar a crescente demanda.
"POV: As meninas causaram uma escassez de matcha no Japão", diz uma postagem viral do TikTok. O clipe mostra uma placa em uma loja de chá no país asiático que diz: "Atualmente é muito difícil comprar matcha". A placa continua explicando que, devido às altas vendas no verão, o ponto de venda ficou sem as matérias-primas necessárias para criar a bebida. "Não desperdicei uma única partícula de matcha depois que ouvi sobre a escassez de matcha no Japão", postou outro TikToker.
A bebida também explodiu nos EUA, onde as vendas, segundo estimativa, ultrapassaram US$ 10 bilhões nos últimos 25 anos. A hashtag #MatchaTok tinha até a virada do ano mais de 45.000 postagens no TikTok com amantes da bebida compartilhando suas rotinas matinais, preparações caseiras e receitas de café com leite.
DE ONDE VEM?
Remontando à China do século VIII, o matcha começa como folhas de chá cultivadas à sombra, conhecidas como tencha, agora produzidas principalmente em Kyoto, Japão. As folhas de tencha de mais alta qualidade são colhidas uma vez por ano, normalmente entre meados de abril e o final de maio.
E como o Eater relatou recentemente, a demanda insaciável pelo mais recente item essencial para o bem-estar está tendo um efeito cascata na indústria. Graças ao movimento viral on line, a marca de matcha Marukya Koyamaen fez seis meses de vendas em menos de um mês, de acordo com o Eater. Outras marcas populares incluem Ippodo Tea, Yamamasa Koyamaen e Rocky's Matcha, muitas das quais esgotam assim que são reabastecidas. Devido à colheita sazonal e às mudanças climáticas, a oferta simplesmente não é suficiente para atender à crescente demanda.
Essa escassez criou uma divisão dentro da comunidade #MatchaTok. “POV você é um amante de matcha e foi para o Japão”, diz uma publicação do TikTok sobre uma remessa de pós e produtos relacionados à bebida que exigiam uma mala extra-grande e uma bolsa de mão para levar para casa. “Isso é tão ganancioso e constrangedor”, diz um comentário postado abaixo do vídeo.
Outro acrescentou: “Com a escassez de matcha acontecendo, acho que você pode ser a garota suspeita número um.”
BRASIL
Por aqui, a moda de beber matcha não é diferente de outros países. Além da bebida, a matéria-prima aparece em outras receitas e serve até para os atletas ganharem mais energia no pré-treino.
Em São Paulo, foi inaugurada em agosto passado a primeira casa especializada em produtos que usam matcha na receita de bebidas, sorvetes, doces e salgados. O endereço não poderia ser mais apropriado: o bairro da Liberdade, na região central, conhecido pela influência japonesa. Os produtos feitos com matcha, no entanto, são encontrados em diferentes cafés, sorveterias e restaurantes.