O que está por trás da câmera da Fujifilm que virou febre no TikTok
A nova Instax Mini Evo Cinema aposta em nostalgia, filtros por década e integração com o smartphone para conquistar a geração TikTok

O mais novo modelo de câmera da Fujifilm, a Instax Mini Evo Cinema, é um gadget projetado para a febre das câmeras retrô.
O dispositivo é uma câmera instantânea com orientação vertical que pode tirar fotos, gravar vídeos (uma novidade para a linha Instax), conectar-se ao seu smartphone para transformar as fotos em impressões físicas e capturar imagens em uma ampla gama de estéticas retrô. Ela será lançada nos mercados norte-americanos no início de fevereiro por US$ 409,95.
O novo modelo da Fujifilm explora o crescente interesse de um público mais jovem tanto por tecnologia retrô quanto pela estética da fotografia analógica — uma tendência impulsionada, em grande parte, por plataformas como o TikTok.
A Instax Mini Evo Cinema transforma esse nicho em um recurso inteligente chamado "Gen Dial": um seletor que permite aos usuários alternar entre décadas para capturar a foto retrô perfeita.
COMO FUNCIONA O "GEN DIAL"
Quase tudo na Instax Mini Evo Cinema exala nostalgia, desde seus botões táteis satisfatórios até sua orientação vertical — e isso é proposital.
Segundo a Fujifilm, a silhueta da câmera foi inspirada na Fujica Single-8 de 1965, uma câmera de 8 milímetros lançada inicialmente como alternativa à Super 8 da Kodak.
Embora a Instax Mini Evo Cinema possua um pequeno visor LCD, suas principais funções são controladas por uma série de seletores, botões e interruptores, que, segundo a Fujifilm, foram projetados “para evocar a sensação de rebobinar o filme manualmente, adicionar charme analógico e ampliar o prazer de fotografar e imprimir”.

O recurso mais inovador é, sem dúvida, o Seletor de Épocas (Gen Dial). Embora existam diversos aplicativos de edição e filtros predefinidos para dar um toque vintage às fotos na pós-produção, esta pode ser a primeira câmera instantânea a realmente nomear os filtros integrados por época.
Leia mais: Como a nostalgia virou um dos maiores negócios da Lego: O que está por trás da câmera da Fujifilm que virou febre no TikTokO seletor é numerado em incrementos de 10 anos, de 1930 a 2020. Para escolher um efeito, basta clicar na época desejada, fotografar e imprimir.
Segundo a empresa, selecionar “1940” resultará em uma aparência inspirada na “expressão de cores vibrantes dos processos de filme tricromático”, por exemplo; 1980 remete aos filmes negativos coloridos de 35 milímetros; e 2010 evoca o estilo dos primeiros aplicativos de edição de fotos para smartphones (uma verdadeira nostalgia!).
“No geral, nosso objetivo com o Mini Evo Cinema é ampliar as opções de expressão criativa”, afirma Ashley Reeder Morgan, vice-presidente de produtos de consumo da divisão da Fujifilm na América do Norte.
“Além do vídeo, o Gen Dial proporciona uma experiência que transcende o tempo e o espaço ao longo de 100 anos (10 eras), aplicando recursos visuais e de áudio à saída do Mini Evo Cinema", explica o executivo.
ESTÉTICA VINTAGE PARA FOTÓGRAFOS AMADORES
Para fotógrafos amadores que buscam alcançar uma estética vintage específica sem passar horas intermináveis no Adobe Lightroom ou mexendo em configurações complicadas da câmera, é a solução intuitiva perfeita.
Para a Fujifilm, a Instax Mini Evo Cinema faz parte de um renascimento mais amplo, impulsionado pela internet, da divisão de câmeras da marca.

Embora a Fujifilm tenha passado anos se afastando de seu negócio tradicional de câmeras para se concentrar na área da saúde, sua câmera X100V, de US$ 1.599 com tema retrô — que viralizou no TikTok — recentemente desencadeou um ressurgimento em suas vendas.
Os resultados financeiros mais recentes da empresa, divulgados em setembro, mostram que sua divisão de imagem (que inclui câmeras) teve um aumento de receita de 15,6% em relação ao ano anterior, o que, segundo Morgan, é atribuível ao sucesso de suas câmeras instantâneas e digitais.
"Estamos muito felizes em ver as gerações mais jovens redescobrindo a alegria da fotografia, seja instantânea, analógica ou digital"
Ashley Reeder Morgan, da Fujifilm
"No geral, estamos muito felizes em ver as gerações mais jovens redescobrindo a alegria da fotografia, seja instantânea, analógica ou digital", diz Morgan.
A popularidade da X100V online provavelmente é impulsionada pelo interesse da Geração Z e da Geração Alfa na estética retrô da tecnologia (veja: o relançamento do iPod pela Urban Outfitters), bem como por um ressurgimento mais geral da fotografia analógica nos últimos anos. As câmeras analógicas estão em alta, e empresas como a Polaroid e a Fujifilm estão aproveitando a oportunidade.