PepsiCo: um rebranding e a estratégia para deixar de ser ‘apenas um refrigerante açucarado’
A repaginação corporativa marca a guinada ambiciosa do CEO da companhia em direção a um portfólio de snacks e bebidas saudáveis

A PepsiCo, gigante do setor de alimentos e bebidas por trás de marcas favoritas da infância como 7UP, Mountain Dew, Lay’s e Doritos, acaba de ganhar uma nova identidade visual. Ela não se parece em nada com o produto que lhe dá nome.
BANHO DE LOJA E DE CONCEITO
A nova identidade da marca PepsiCo, que inclui um novo logotipo, logo e slogan, é a primeira reformulação da empresa desde 2001. A empresa já teve três identidades corporativas diferentes desde sua fundação em 1965. Todas elas se inspiraram principalmente na Pepsi, a marca de refrigerante que deu início a tudo — até agora.
QUE TAL FAZER PARTE DA COMUNIDADE DA FASTCO MONEY? Assine a nossa NEWSLETTER semanal. Inscreva-se aqui
Quando a PepsiCo criou sua última identidade visual em 2001, possuía 13 marcas de consumo. Hoje, possui mais de 500.
Nos últimos meses, a PepsiCo sinalizou sua intenção de se concentrar em porções menores e mais acessíveis e em uma linha de produtos mais saudáveis, em meio à queda no consumo e ao crescente foco cultural no bem-estar.
Agora, a PepsiCo quer que os clientes saibam que ela é mais do que apenas um refrigerante de cola açucarado. A companhia está sinalizando essa mudança ao abandonar a antiga paleta de cores azul e vermelha e as fontes com o código Pepsi em favor de um visual totalmente novo.
POR DENTRO DA NOVA MARCA COLORIDA DA PEPSICO
À primeira vista, a nova marca da PepsiCo parece apenas uma série de formas abstratas coloridas costuradas juntas. Mas, de acordo com uma postagem no blog sobre a reformulação da marca, cada elemento visual representa uma área diferente dos negócios da PepsiCo, desde seus salgadinhos e bebidas até seu crescente foco em saúde e nutrição.
O novo logotipo da PepsiCo é um "p" minúsculo branco cercado por diversas formas. À esquerda, há um motivo amarelo queimado que, segundo a descrição da PepsiCo, representa alimentos e grãos, um conceito "enraizado na agricultura". À direita, há uma mancha azul-clara, que simboliza bebidas e água, bem como uma folha verde-clara, que denota "impacto positivo para as pessoas e o planeta".
Leia mais: Dinheiro demais: bênção, fardo ou risco moral?: PepsiCo: um rebranding e a estratégia para deixar de ser ‘apenas um refrigerante açucarado’E na parte inferior do “p” há um sorriso verde-floresta, que representa “foco no consumidor”. Acompanhando o logotipo, há uma nova fonte, toda em letras minúsculas, com formas modernas e curvas, e o slogan: “Comida. Bebidas. Sorriso.”
“Nossa paleta de cores se inspira no mundo real — os solos férteis que nutrem nossos alimentos, nossas bebidas refrescantes e os tons vibrantes que refletem nosso compromisso com as pessoas e o planeta”, diz a postagem no blog. “A nova tipografia personalizada, com letras minúsculas, transmite uma sensação de acessibilidade que espelha o espírito ousado e focado no consumidor de nossas marcas.”
REFORMULAÇÃO SEM INOVAÇÃO
Do ponto de vista da marca, a nova identidade não é nada inovadora. Seu amálgama de diferentes símbolos — que, à primeira vista, não se assemelham a muita coisa — parece um resultado inevitável do esforço quase impossível de encapsular 500 marcas em uma única identidade.
Ainda assim, a reformulação da marca é um bom indicador de onde a PepsiCo se vê no futuro. Essa atualização visa estabelecer a PepsiCo como uma empresa que não se define por apenas uma marca, mas sim pela soma de todas elas. Como explica a postagem no blog, trata-se de "uma oportunidade significativa para destacar a profundidade e a diversidade do nosso portfólio", considerando que apenas 21% dos consumidores conseguem citar uma marca da PepsiCo além da Pepsi.
POR QUE A PEPSICO PODE ESTAR SE DISTANTE DA PEPSI?
Para a PepsiCo, expandir o conhecimento da marca junto aos consumidores para além da Pepsi é claramente um objetivo fundamental. Desde 2001, a PepsiCo adquiriu grandes nomes como SodaStream, Quaker Foods e Rockstar, além de investir pesadamente em suas próprias marcas, como Gatorade e Lay's.
Mais recentemente, a empresa também começou a se concentrar em trazer marcas mais voltadas para a saúde, com menor teor de sódio, gordura saturada e açúcar.
Em janeiro, a PepsiCo adquiriu a marca de chips de tortilla sem grãos e "saudáveis" Siete Foods por US$ 1,2 bilhão. Em março, desembolsou US$ 1,65 bilhão para adquirir a marca de refrigerante prebiótico Poppi. A PepsiCo também está se preparando para lançar sua própria marca de cola prebiótica neste outono (do Hemisfério Norte), além de introduzir as batatas fritas Lay's e Tostitos sem corantes ou aromatizantes artificiais até o final do ano.
Leia mais: 10 hábitos de milionários que qualquer pessoa pode adotar no dia a dia: PepsiCo: um rebranding e a estratégia para deixar de ser ‘apenas um refrigerante açucarado’Durante a teleconferência de resultados do quarto trimestre de 2024 da PepsiCo, em fevereiro de 2025, o CEO Ramon Laguarta explicou que a empresa observou "um nível mais alto de conscientização geral dos consumidores americanos em relação à saúde e ao bem-estar", o que, segundo o executivo, estava impulsionando mudanças na forma como os consumidores encaram os lanches.
Laguarta compartilhou que a empresa planeja se concentrar mais na expansão de suas opções saudáveis (inclusive investindo em bebidas proteicas com "senso de urgência"), bem como no desenvolvimento de produtos e embalagens mais acessíveis para clientes com orçamento limitado.
Em uma carta publicada no LinkedIn em 28 de outubro, Laguarta escreveu sobre a nova identidade visual. Diz o texto que “essa nova identidade reflete com ousadia quem somos em 2025: uma empresa com amplo alcance, buscando um impacto positivo em todo o mundo, e uma família incomparável de marcas de alimentos e bebidas amadas, feitas com ingredientes de alta qualidade e que incluem benefícios funcionais como proteína e hidratação superior.”
A nova identidade da PepsiCo se assemelha menos a uma garrafa de refrigerante e mais a uma marca de alimentos saudáveis, e isso foi intencional. A empresa quer ser conhecida não apenas pela sua variedade de salgadinhos e bebidas açucaradas, mas também pela sua crescente categoria de opções mais saudáveis.