PIS/Pasep: veja como descobrir se você tem dinheiro esquecido para sacar

A verificação de valores pendentes pode ser feita de maneira online; entenda como

Direito ao PIS Pasep
Milhões de brasileiros ainda podem receber valores do PIS/Pasep. Crédito: Imagem gerada com auxílio de IA via Copilot

Gabriel Nassif 3 minutos de leitura

O Ministério do Trabalho liberou neste mês o pagamento do lote extra do Abono Salarial com orçamento de R$ 1,5 bilhão. No entanto, com um número expressivo de beneficiários do antigo fundo PIS/Pasep, milhões de brasileiros ainda desconhecem que possuem valores a receber.

Após a determinação do Governo Federal, no início de 2025, a Caixa Econômica Federal iniciou os pagamentos para mais de 25 milhões de trabalhadores. Porém, para facilitar a consulta e o saque, o governo criou uma nova plataforma, permitindo um acesso mais simples e rápido às informações.

Leia mais: PIS/Pasep 2025: lote extra de R$ 1,5 bilhão é liberado para trabalhadores; veja quem recebe

Nova plataforma de consulta e saque

A verificação de valores pendentes pode ser feita por meio da plataforma Repis Cidadão, lançada com o objetivo de centralizar todas as informações sobre o benefício. Segundo o Ministério da Fazenda, cerca de 10,5 milhões de brasileiros podem ter direito aos valores.

Para realizar a consulta, o trabalhador deve acessar o site do Repis Cidadão com login da conta Gov.br que esteja nos níveis ouro ou prata. O sistema permite checar a existência de valores, requisitar o saque e acompanhar a situação da liberação.

Quem tem direito ao saque?

Tem direito ao abono salarial PIS/Pasep os trabalhadores que atendem aos seguintes critérios:

  • Ser cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias, referente ao ano-base de 2023;
  • Ter recebido até dois salários mínimos médios de remuneração no período trabalhado;
  • E ter os dados informados corretamente pelo empregador no eSocial ou RAIS.

É importante ressaltar que trabalhadores que tiveram vinculo de trabalho formal entre os anos de 1971 e 1988, inclusive servidores públicos e celetistas, também podem ter valores a receber.

O benefício pode ser retirado diretamente nas agências da Caixa mediante apresentação de documento oficial com foto. O saque também pode ser solicitado por herdeiros de titulares falecidos, mediante apresentação de documentos que comprovem o vínculo familiar.

Leia também: PIS/Pasep: onde retirar o benefício e quais documentos levar?

Passo a passo para verificar se você tem direito ao abono salarial

  1. Acesse o site do Repis Cidadão;
  1. Faça login com seu CPF e senha do Gov.br;
  1. Insira o Número de Identificação Social (NIS), disponível na carteira de trabalho, extrato do FGTS, Cartão Cidadão ou portal Caixa Trabalhador;
  1. Clique em “pesquisar” e verifique se há valores disponíveis;
  1. Caso existam valores a receber, siga as instruções do site para solicitar o saque.

Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo do FGTS, disponível gratuitamente para Android e iOS. Os valores podem ser transferidos para qualquer conta bancária de titularidade do beneficiário.

Esse vídeo pode te interessar:

Prazos e recomendações

O governo recomenda que trabalhadores e herdeiros realizem a solicitação quanto antes, já que os pagamentos serão liberados conforme a ordem dos pedidos registrados. Para beneficiários de 2025, o prazo final para o saque vai até 29 de dezembro.

Já, para solicitar o saque do abono salarial PIS/Pasep referente ao período entre 1971 e 1988, o prazo é até 2028. A expectativa do governo é que a medida beneficie milhares de famílias que ainda não resgataram o dinheiro.

Leia mais: 5 maneiras simples de consultar o número do PIS/Pasep pelo CPF


SOBRE O AUTOR

Jornalista, com experiência em produção de matérias e conteúdos multiplataforma. Atuou em veículos independentes e comunitários, além ... saiba mais