Prepare-se! A fonte pode secar

Problemas de qualidade e falta de água estão aumentando, mas é possível virar o jogo

IA/Freepik
IA/Freepik

Mark-Hans Riche 4 minutos de leitura

Os Estados Unidos enfrentaram várias bolhas econômicas, mas há um fenômeno menos conhecido tem consequências em todo o território: a “bolha da água”. A Terra tem uma quantidade finita de água; apenas 0,5% é acessível, fresca e utilizável. É o nosso recurso mais precioso e está sob uma pressão incrível. A escassez aumenta, a qualidade se deteriora e as cidades e os estados lutam para enfrentar esses desafios.

OS MAIORES DESAFIOS

A água enfrenta desafios em três áreas principais: alterações climáticas, infraestruturas e desperdício de água. São questões que aumentam a sensibilização e a preocupação com o futuro dos nossos recursos hídricos.

Alterações climáticas: Os Estados enfrentam a escassez de água devido às alterações climáticas. Partes dos EUA sofrem com mega-secas, o que resulta em níveis de água extremamente baixos e leva muitas comunidades a implementar restrições à utilização do recurso. A Moen realizou uma pesquisa sobre as percepções da água em 2022 e descobriu que, dos 77% de americanos inquiridos que estavam preocupados com a escassez, 87% viviam na Costa Oeste.

Infraestruturas: O envelhecimento das infraestruturas americanas também é prejudicial para os nossos sistemas de água potável, águas residuais e águas pluviais. O declínio contínuo das infraestruturas pode criar problemas de qualidade e de acessibilidade para as comunidades. As áreas de preocupação incluem a corrosão e o envelhecimento de tubulações antigas, bombas, instalações de tratamento e linhas de esgotos, que podem causar danos devastadores na água e riscos para a saúde.

Desperdício de água: O desperdício é um fator importante que contribui para a bolha de água. Muitos americanos utilizam o recurso de forma ineficaz, negligenciando a reparação de vazamentos e utilizando instalações hidráulicas obsoletas. Entre os desafios enfrentados, a Moen descobriu que o desperdício de água, incluindo o causado pelas tarefas diárias em casa, é geralmente o mais fácil de resolver e pode oferecer benefícios de redução de custos. Os consumidores que reparam os equipamentos e acessórios com vazamentos e fazem esforços para diminuir o desperdício podem frequentemente ver uma redução notável nas suas contas.

Para ajudar a minimizar o desperdício, soluções inteligentes, como o Monitor de Água Inteligente Flo e o Dispositivo de Corte, podem interromper o abastecimento de uma casa se detectarem uma fuga catastrófica, além de monitorizarem o consumo para que os usuários possam mudar o comportamento para consumir menos e reduzir a sua conta.

FAÇA A DIFERENÇA

A bolha de água afeta a todos. A Agência de Proteção Ambiental aponta que níveis de água mais baixos podem contribuir para concentrações mais elevadas de poluentes, tanto naturais como humanos. Uma forma de contrariar esta tendência é por meio da redução do consumo, o que significa menos recurso hídrico nos esgotos e mais água a permanecer nas massas de água naturais utilizadas pela vida selvagem e para recreação humano.

O inquérito da Moen mostra que, embora as pessoas queiram poupar o recurso, por vezes não cumprem as suas boas intenções. Não fecham a torneira enquanto escovam os dentes ou deixam o registro do chuveiro aberto à espera de uma temperatura mais elevada. Uma forma de resolver o problema é com a adoção da tecnologia inteligente, que integramos nos nossos produtos para ajudar a automatizar a economia do recurso natural.

À medida que o mercado das casas inteligentes continua a amadurecer, vemos que outras empresas também oferecem sistemas de monitoramento e proteção da água que melhoram a vida doméstica dos consumidores, contribuindo simultaneamente para um planeta mais saudável. Os microcomportamentos somam-se aos macroimpactos.

EDUCAÇÃO E DEFESA

Os danos causados pela água não só criam dificuldades financeiras e emocionais para os proprietários de casas, como também afetam o setor dos seguros de habitação. A nossa investigação mostra que, a nível nacional, as seguradoras pagam anualmente mais de US$ 15 bilhões em indenizações por danos causados pela água.

A Moen colabora com as principais seguradoras, como a Farmers, para tornar mais acessível a adoção de produtos de detecção de vazamentos. O uso pode reduzir significativamente as perdas residenciais e, consequentemente, os pedidos de indenização de seguros por danos catastróficos causados pela água.

Os vazamentos domésticos podem desperdiçar quase 1 trilhão de galões de água por ano em todo o país. A inovação de produtos e os programas de consciencialização podem minimizar o desperdício. Lançamos um programa chamado Missão Moen para poupar 1 trilhão de galões até 2030, protegendo e preservando o recurso mais precioso do mundo. Desde 2020, a Moen poupou mais de 290 bilhões de galões só por meio de inovações de produtos.

A bolha de água é uma ameaça iminente e frequentemente subestimada. Se estourar, as consequências serão de grande alcance, afetando a nossa saúde, o abastecimento alimentar e a biodiversidade do planeta. Para fazer a diferença, é necessário um esforço de grande alcance. Outras empresas também podem ajudar a resolver os problemas da água, investindo em pesquisa, desenvolvendo inovações que melhorem a utilização do recurso em casa e até por meio de apoio filantrópico a grupos que promovam práticas de água limpa. Ao tomar medidas proativas para resolver a questão crítica, as organizações podem não só educar os consumidores sobre como ajudar a proteger esse recurso essencial para as gerações futuras, mas também contribuir para um futuro mais sustentável.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Mark-Hans Richer é o diretor global de Marketing e gerente geral de Comércio Direto da Fortune Brands Innovations. saiba mais