Procon-SP orienta o que fazer após a liquidação do Will Bank

Entenda quais cuidados tomar e como agir para proteger seus recursos após o encerramento das atividades do banco digital

Procon SP
A orientação busca reduzir riscos e garantir que os clientes afetados pela liquidação. Créditos: Divulgação/Governo de SP

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

Nesta quinta-feira (22), o Procon de São Paulo publicou nas redes sociais um informativo para orientar consumidores e investidores após a liquidação extrajudicial do Will Bank, banco digital que teve as atividades encerradas pelo Banco Central na última quarta-feira (21). Confira o post aqui.

A decisão marca mais um capítulo da crise iniciada no fim de 2025, quando o BC já havia decretado a liquidação do Banco Master por investigações sobre fraudes e até suspeita de organização criminosa.

Segundo o BC, os investidores que aplicaram em Certificados de Depósito Bancário (CDB) contam com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), mecanismo criado para reduzir perdas em casos de quebra ou liquidação de instituições financeiras.

Leia mais: Quem tem CDB do Will Bank pode sacar até R$ 250 mil? Entenda regra do FGC

QUE TAL FAZER PARTE DA COMUNIDADE DA FASTCO MONEY? Assine a nossa NEWSLETTER semanal. Inscreva-se aqui

CONFIRA ABAIXO AS ORIENTAÇÕES DO PROCON-SP

1. Consumidores que mantinham conta-corrente, investimentos ou utilizavam serviços como maquininhas de cartão devem buscar informações exclusivamente no site oficial do Fundo Garantidor de Créditos, onde é possível verificar valores a receber e as formas de pagamento disponíveis após o cadastro obrigatório.

2. O Procon alerta que não é necessário pagar taxas, tarifas ou qualquer valor adicional para ter acesso aos recursos garantidos. Qualquer solicitação de pagamento para liberação de valores deve ser tratada como tentativa de golpe, exigindo atenção redobrada do consumidor.

Leia mais: BC Protege+: veja como funciona o novo bloqueio contra fraudes do Banco Central

3. Em casos de liquidação extrajudicial, não é possível registrar reclamações no Procon-SP, sendo responsabilidade do próprio consumidor iniciar o cadastro junto ao FGC para dar andamento ao processo de ressarcimento.

4. Trabalhadores que recebiam salário por meio do banco devem procurar o setor de recursos humanos da empresa empregadora para orientar a mudança da conta de pagamento, evitando interrupções no recebimento.

5. Consumidores que possuem empréstimos, cartões de crédito ou outras obrigações financeiras vinculadas à instituição devem manter os pagamentos em dia, já que a liquidação não suspende automaticamente os contratos firmados.

Leia mais: Banco Central é alvo de ataques coordenados nas redes sociais; entenda o que aconteceu

VOCÊ PODE SE INTERESSAR TAMBÉM:

O Procon de São Paulo ressalta que todas as informações referentes ao ressarcimento do dinheiro investido no Will Bank devem ser obtidas apenas em canais oficiais e recomenda ignorar links enviados por redes sociais, mensagens ou aplicativos, prática comum em tentativas de fraude.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais