49% dos brasileiros gastaram mais em 2025 do que em 2024; veja como economizar no 2º semestre
Um levantamento do Serasa revelou os principais desafios e expectativas da população brasileira com relação ao orçamento em 2025

Quase metade dos brasileiros afirma ter gastado mais nos primeiros seis meses de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024, segundo levantamento da Serasa. O início do ano costuma ser marcado por planejamentos financeiros, mas nem sempre as metas são cumpridas.
A pesquisa também revela que apenas 40% da população revisitam os objetivos financeiros traçados no início do ano. Entre as principais metas definidas para 2025, 49% pretendiam manter todas as contas em dia, 38% buscavam controlar o orçamento mensal e 29% desejavam economizar uma parte do salário regularmente.
Além disso, 21% planejavam investir parte da renda, enquanto 19% pretendiam reduzir os gastos com lazer.
No primeiro semestre, obstáculos como o aumento do custo de vida, dívidas e despesas médicas afetaram o cumprimento das metas. Para 29% dos entrevistados, o principal desafio foi o encarecimento dos itens essenciais. Já 21% enfrentaram acúmulo de dívidas com cartão de crédito e empréstimos, enquanto 13% relataram gastos inesperados com saúde.
Otimismo para o segundo semestre
Apesar das dificuldades, a população demonstra otimismo em relação aos próximos meses. De acordo com a Serasa, 6 em cada 10 brasileiros estão confiantes e estabeleceram novas metas para encerrar o ano com estabilidade financeira. Entre as resoluções para o segundo semestre, 64% pretendem economizar mais e 23% planejam investir parte da renda.
Mesmo diante dos desafios, muitos brasileiros reconhecem que gastaram além do previsto, mas seguem buscando equilíbrio e planejamento para melhorar a saúde financeira.
Como economizar no segundo semestre de 2025?
De acordo com Emily Guy Birken, em reportagem para a Fast Company, uma boa maneira de começar o segundo semestre é revisar seus gastos de 2025 e fazer pequenos ajustes que podem gerar grande economia.
O primeiro passo é cancelar assinaturas e serviços que você não utiliza mais - muitas vezes, essas cobranças “escondidas” passam despercebidas. Também vale a pena limpar a caixa de entrada e se descadastrar de e-mails promocionais de lojas, que incentivam compras por impulso.
Com a ajuda das ferramentas online do seu banco, faça um levantamento das suas despesas do último ano e identifique onde mais gastou. A partir disso, analise o motivo de cada gasto, se é possível manter o mesmo valor em 2025 e como reduzir os excessos.
Algumas estratégias simples podem ajudar, como apagar os dados do cartão de crédito dos sites onde você costuma comprar, esperar 24 horas antes de finalizar uma compra e até passar um mês inteiro sem gastar na categoria que mais pesa no seu orçamento. Com cerca de uma hora de dedicação, é possível montar um plano eficiente para fechar o ano com mais equilíbrio financeiro.