Quem é a ex-mulher bilionária de Jeff Bezos que está entre as maiores doadoras da história
MacKenzie Scott foi casada com o fundador da Amazon por 25 anos. Após o divórcio, se tornou uma das maiores filantropas do mundo

Pouco conhecida do público até o fim de seu casamento com Jeff Bezos, MacKenzie Scott ganhou notoriedade não apenas por ter feito parte da construção da Amazon ao lado do ex-marido, mas também por sua atuação filantrópica.
Desde o divórcio em 2019, Scott já doou mais de 19 bilhões de dólares a causas sociais e organizações sem fins lucrativos, se tornando uma das maiores doadoras da história moderna.
Escritora, mãe e ex-mulher do CEO Jeff Bezos
Criada em San Francisco, MacKenzie Scott estudou escrita criativa na Universidade de Princeton sob orientação da renomada autora Toni Morrison. Publicou dois romances: The Testing of Luther Albright (2005) e Traps (2013), mas interrompeu a carreira literária após o nascimento do terceiro dos quatro filhos com Bezos.
Scott e Bezos se casaram em 1993, após um rápido namoro iniciado em uma empresa financeira onde ele a entrevistou e a contratou. Pouco tempo depois, ela o incentivou a largar o emprego e seguir seu sonho de abrir uma livraria online que viria a se tornar a Amazon. O casal viveu junto por 25 anos, até o anúncio do divórcio em 2019.
Bilhões doados — sem amarras
Após o divórcio, MacKenzie Scott aderiu ao Giving Pledge, compromisso de bilionários que prometem doar pelo menos metade de sua fortuna em vida. Desde então, mais de 2 mil organizações já receberam apoio financeiro sem exigências. Ela defende que os beneficiários saibam melhor do que ela como usar os recursos.“A quantidade de dinheiro não define se é filantropia ou não”, escreveu em 2021. “Intenção e esforço é o que importa.”
Vida pessoal discreta
Scott, ex-mulher de Jeff Bezos mantém a vida privada longe dos holofotes. Em 2021, casou-se com Dan Jewett, professor de química da escola dos filhos, com quem ficou por pouco mais de um ano. O divórcio foi oficializado em 2022. Mesmo entre os nomes mais ricos do planeta, MacKenzie Scott continua determinada a doar até que “o cofre esteja vazio”, como escreveu ao anunciar sua missão filantrópica.