Restituição do IR 2025: quem recebe no 2º lote?

O pagamento será realizado em 30 de junho; veja quem deve ser contemplado na segunda leva de restituições

Veja qum tem prioridade
Segundo lote está programado para ser liberado no final do próximo mês. Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Jessica de Holanda 2 minutos de leitura

O pagamento da primeira parcela da restituição do Imposto de Renda 2025 ocorre já no dia 30 de maio, sexta-feira. E, na sequência, haverá a devolução do 2º lote, marcado para o dia 30 de junho.

A Receita Federal mantém os critérios de prioridade para definir a ordem dos pagamentos. Os valores serão depositados diretamente na conta informada na declaração, inclusive via chave Pix, quando essa opção tiver sido escolhida pelo contribuinte.

De acordo com a Receita, idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e professores continuam entre os grupos prioritários. Além disso, contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida e indicaram chave Pix como forma de recebimento também têm preferência na liberação dos valores.

Quem recebe no segundo lote da restituição do IR 2025?

Como os critérios de prioridade devem ser cumpridos no primeiro lote, a expectativa é que a regra para definir quem receberá em junho será o rescaldo dos contribuintes prioritários e os primeiros a enviarem suas declarações e que estejam na categoria de "demais contribuintes". Conforme as regras da Receita Federal, continuam tendo prioridade, apesar de serem um grupo menor:

  • Idosos com 80 anos ou mais;
  • Idosos com 60 anos ou mais, que tenham deficiência física, mental ou moléstia grave;
  • Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério (professores);
  • Quem utilizou a declaração pré-preenchida e/ou indicou chave Pix como forma de recebimento;
  • Na sequência, são contemplados os demais contribuintes, conforme a data de entrega da declaração. Em caso de empate nos critérios de prioridade, vale a ordem de envio da declaração.

Como saber se vou receber no 2º lote?

A consulta para saber se a restituição está no segundo lote ainda não pode ser feita e deve ser liberada uma semana antes do pagamento, no dia 23 de junho. Para isso, o contribuinte deve acessar o portal e-CAC ou o aplicativo da Receita Federal, disponível para celulares e tablets.

O sistema, assim que atualizado, informa se há pendências na declaração e se o contribuinte está incluído no 2º lote de pagamento do Imposto de Renda. Também é possível verificar o valor da restituição e a data exata do depósito. Para o caso dos contribuintes que fazem parte do grupo prioritário, a consulta já está liberada. Já os demais encontraram uma mensagem informando que a declaração segue em análise.


SOBRE A AUTORA

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com passagem pela BandNews, Portal RIC.com.br, JB Litoral e Massa FM. saiba mais