Restituição do IR: novo lote é liberado para contribuintes; veja como consultar pagamento
A consulta ao novo lote detalha quem terá restituição liberada ainda em novembro

A Receita Federal liberou um novo lote da restituição do Imposto de Renda para cerca de 249 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco.
O lote foi liberado na última sexta-feira (24) para a consulta ao lote da malha fina de fevereiro, que também contempla valores referentes ao período atual e também há anos anteriores.
Leia mais: O que o governo faz com o dinheiro do Imposto de Renda? Entenda.
Segundo a Agência Brasil, a Receita pagará R$ 494,09 milhões a 214.310 contribuintes. Desse total, R$ 296,95 milhões serão destinados ao grupo prioritário. Fazem parte dessa lista 138.164 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber via Pix.
Também têm prioridade, pessoas de 60 a 79 anos, profissionais cuja principal renda seja o magistério, contribuintes com deficiência física ou mental, portadores de doença grave e cidadãos com mais de 80 anos.
O órgão ainda liberará restituição para 30.867 contribuintes sem prioridade, que corrigiram informações e saíram da malha fina.
A consulta pode ser feita na página da Receita, acessando a aba Meu Imposto de Renda e o botão Consultar a Restituição. O serviço também está disponível no aplicativo da Receita Federal para dispositivos móveis.
Leia mais: Câmara aprova isenção do Imposto de Renda para novo grupo; veja se você terá direito.
Quando será feito o pagamento?
O pagamento será feito em 28 de novembro na conta informada ou na chave Pix do tipo CPF. Quem não aparecer na lista deve acessar o e-CAC, consultar o extrato da declaração e verificar pendências. Se houver erro, basta enviar uma retificadora e aguardar novos lotes.
Você pode se interessar também:
Leia mais: Receita Federal libera novo lote da Malha Fina; veja se seu nome está na lista.
Se a restituição não for depositada por inconsistência na conta, o valor ficará disponível por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode solicitar a transferência para outra conta por meio do Portal BB ou pelos telefones oficiais da Central de Relacionamento.
O contribuinte deve acompanhar os prazos para garantir o recebimento correto do Imposto de Renda.