Veja dicas para curtir bloquinhos em segurança
Atenção, tecnologia e atitudes preventivas permitem que o folião aproveite o carnaval com mais segurança e menos preocupação

Com a chegada do Carnaval e a intensificação dos blocos de rua em todo o país, foliões precisam redobrar a atenção para evitar prejuízos durante a festa.
Em meio às aglomerações, especialmente nas grandes cidades, aumentam os casos de furtos de celulares e golpes envolvendo cartões bancários. A orientação da Febraban é que informação e cautela são as principais aliadas para aproveitar a folia com tranquilidade.
Leia também: Como ganhar dinheiro no Carnaval? Veja 10 ideias para fazer renda extra
PAGAMENTOS EXIGEM ATENÇÃO REDOBRADA
A pressa para comprar bebidas e alimentos nas ruas pode abrir espaço para criminosos, um dos golpes mais comuns nesta época é a troca do cartão.
O fraudador se passa por ambulante, entrega a maquininha ao cliente e observa a digitação da senha. Em momentos de distração, pode devolver outro cartão à vítima ou alterar o valor da compra.
Para evitar esse tipo de situação, a recomendação é nunca entregar o cartão a terceiros, o próprio cliente deve inserir o cartão na máquina e acompanhar toda a operação. Também é essencial conferir o valor exibido no visor antes de digitar a senha.
Leia também: Carnaval é feriado ou ponto facultativo? Veja o que vale em 2026
Outro ponto importante é não realizar pagamentos caso o visor da maquininha esteja danificado ou ilegível. A impossibilidade de visualizar o valor pode facilitar cobranças indevidas.
CUIDADO COM A SENHA E COM O RECIBO
A senha do cartão deve ser digitada com discrição, protegendo o teclado com a mão para impedir que terceiros visualizem os números. O campo destinado à senha deve exibir apenas símbolos, como asteriscos.
Sempre que possível, peça o comprovante impresso ou verifique imediatamente a notificação da transação no aplicativo do banco. Em pagamentos por QR Code ou transferência, confirme o nome do destinatário antes de concluir a operação.
Caso o vendedor alegue que a transação falhou e solicite nova tentativa, o ideal é consultar o aplicativo bancário para checar se houve cobrança anterior.
CELULAR É ALVO FREQUENTE EM AGLOMERAÇÕES
Além dos golpes com cartão, o furto de celulares é uma das ocorrências mais registradas durante os blocos de rua. Aparelhos utilizados em meio à multidão, especialmente já desbloqueados, tornam-se alvos fáceis.
Criminosos aproveitam o acesso ao celular desbloqueado para buscar senhas salvas em aplicativos de notas, mensagens ou e-mails. Por isso, especialistas reforçam que a senha bancária deve ser exclusiva e nunca armazenada no próprio aparelho.
Manter o bloqueio automático ativado, além de utilizar biometria facial ou digital, aumenta a camada de proteção.
ORGANIZAÇÃO E PREVENÇÃO FAZEM DIFERENÇA
Guardar o cartão de forma segura, evitar deixá-lo solto em bolsos e bolsas e ter atenção redobrada em locais muito cheios são medidas simples que reduzem riscos.
Também é recomendável utilizar doleiras ou compartimentos internos da roupa para guardar celular e documentos. Quanto menos expostos, menores as chances de perda ou furto.
O QUE FAZER EM CASO DE ROUBO?
Se o celular ou cartão for roubado, ou furtado, a comunicação ao banco deve ser imediata para bloqueio de transações. O registro do boletim de ocorrência também é fundamental.
Leia também: Vai para o Carnaval? Veja 10 itens que não podem faltar na sua bolsa
Atenção, tecnologia e atitudes preventivas permite que o folião aproveite o carnaval com mais segurança e menos preocupação.