Você tem uma reserva financeira? Economia ajuda a enfrentar imprevistos

Santander oferece o “Minhas Reservas”, que mostra rendimento em tempo real e ajuda a poupar de um jeito inteligente e acessível

Você tem uma reserva financeira? Economia ajuda a enfrentar imprevistos
master1305 via Getty Images

Santander 3 minutos de leitura

Quem nunca passou por um imprevisto financeiro ou deixou de aproveitar uma boa oportunidade por não ter uma reserva de caixa? Seja para uma viagem de última hora, uma reforma em casa, o conserto do carro ou até uma urgência médica, a vida real sempre demanda por uma organização do dinheiro para que possamos tirar projetos do papel ou assumir compromissos mesmo diante de situações inesperadas.

Pode ser por um momento inesperado, como a perda do emprego, ou o sonho de curtir um festival de música com os amigos, ter uma parte dos ganhos reservada para essas situações pode ser a diferença entre passar sufoco e se frustrar ou por ter grandes momentos para se lembrar.

ATITUDE PARA DAR O PRIMEIRO PASSO

Levantamentos sobre comportamento financeiro costumam mostrar como a relação do brasileiro com o dinheiro é difícil. Pesquisa feita pelo Datafolha em 2024, por exemplo, encomendada pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) aponta que 45% dos brasileiros admitem ser difícil reduzir despesas para conseguir guardar dinheiro. Para 42%, há problemas na geração de renda suficiente para investir ao longo do ano. Ao todo, 35% dos entrevistados disseram que lidar com despesas extras e imprevistos também é um desafio para aderir ao planejamento financeiro

Mas, como tornar o hábito de poupar mais fácil? A disciplina, ou seja, criar o hábito, é senso comum entre os educadores financeiros. Mas há outras formas de tornar o processo mais fluído.

CARIMBO NO DINHEIRO

Um dos recursos é carimbar o dinheiro, ou seja, dar nome ao objetivo que se pretende alcançar na hora de fazer o investimento – seja para a reserva de emergência, que pode atender às necessidades inesperadas, ou ter dinheiro para realizar algo importante.

Para facilitar a vida dos clientes e tornar esse processo mais simples e intuitivo, o Santander lançou em seu aplicativo a funcionalidade ‘’Minhas Reservas’’.  

A funcionalidade foi pensada para ajudar as pessoas a organizarem suas finanças de um jeito prático e personalizado. A proposta é estimular a disciplina de guardar dinheiro e acompanhar o progresso das metas estipuladas pelo cliente. Em vez de o dinheiro ficar parado em conta, ele rende todos os dias.

MINHAS RESERVAS AJUDA NA ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA

Com o Minhas Reservas, o cliente pode definir objetivos financeiros e nomear cada um deles de acordo com suas metas: “Reserva de emergência”, “Viagem dos sonhos”, “Casa nova”, “Troca de carro”... há também categorias pré-definidas e temáticas, como o SMusic, pensado para quem quer poupar dinheiro para experiências musicais, aproveitando a conexão do Santander com o universo dos shows e festivais. O banco patrocinou, por exemplo, o maior show de 2025, de Lady Gaga, na Praia de Copacabana.

Cada valor depositado no “Minhas Reservas” pode ser resgatado a partir do dia útil seguinte, a qualquer hora, direto pelo app do Santander. E fica uma dica: o ideal é manter o valor aplicado por pelo menos 30 dias para evitar a incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) regressivo.

UM NOVO SIGNIFICADO PARA O DINHEIRO

“Queremos ressignificar o ato de guardar dinheiro. Não se trata apenas de juntar, mas de estar preparado para os imprevistos e oportunidades que a vida traz”, afirma Guilherme Bernardes, CMO do Santander Brasil.

Para incentivar o novo hábito de poupar, o Santander lançou uma campanha que estimula o planejamento financeiro.

Sob o conceito “A vida real pede uma reserva”, a ação convida o público a repensar velhos hábitos e mostrar que deixar o dinheiro parado é coisa do passado. O Minhas Reservas é equipado com um contador que revela, em tempo real, quanto se perde ao não aplicar o dinheiro. “É uma maneira divertida de transformar educação financeira em experiência cultural e de aproximar o tema da realidade das pessoas”, destaca o banco.

DISCIPLINA QUE VIRA CONQUISTA FINANCEIRA

Especialistas em finanças pessoais são unânimes: quem cria metas claras e separa o dinheiro por objetivos tende a poupar com mais constância. O ato de “carimbar” o dinheiro, ou seja, dar a ele uma finalidade, ajuda a manter o foco e a motivação.

O Minhas Reservas facilita justamente esse processo. Com a possibilidade de acompanhar o progresso de cada meta, o usuário visualiza o impacto de pequenas ações e se mantém comprometido com seus planos.

Até 2027, a expectativa do Santander é que mais de 1 milhão de pessoas passem a usar o recurso, ampliando o acesso à educação financeira e estimulando a autonomia no cuidado com o dinheiro. Afinal, guardar é bom — mas guardar de forma inteligente é melhor ainda.

*Este é um conteúdo de marca.


SOBRE O AUTOR