5 ferramentas de inteligência artificial gratuitas para conversas inteligentes e buscas rápidas

Conheça as tecnologias que prometem facilitar seu dia a dia

Mão robótica e mão humana quase em contato uma com a outra.
De acordo com o nível de confiança que o usuário dá ao comando, o chatbot estará menos propenso a ir contra a informação que ele trouxe. Créditos: Freepik.

Jared Newman 3 minutos de leitura

As ferramentas de Inteligência Artificial (IA) são o grande assunto do momento. Em novembro de 2022, quando o Chat GPT foi lançado, ainda não se imaginava todas as funções que ele poderia desenvolver. Entre elas, a conversação inteligente e busca rápida são funções de destaque da tecnologia.

No final do mês passado, no entanto, a polêmica se reacendeu com as imagens inspiradas no Estúdio Ghibli, que gerou críticas sobre o limite do uso de IA. Seja qual for sua opinião, de que as IAs são inimigas ou aliadas, é inegável que elas vieram para ficar.

Por isso, que tal entender como utilizá-las a seu favor? Confira 5 ferramentas que podem te auxiliar na conversão inteligente e busca rápida:

  • Chat GPT: A IA é utilizada para diferentes funcionalidades, todas elas adaptáveis à sua rotina e estilo. Atualmente, é uma das ferramentas mais simples de usar, basta escrever comandos detalhados e claros ao seu pedido. Quanto mais contexto você colocar na sua necessidade, mais específica será sua resposta.

Ao ser solicitado um comando, a IA simulará uma conversa com o usuário, como se a ferramenta fosse um colega de trabalho, sentado ao seu lado no escritório, o qual você pode contar a todo momento. No entanto, por mais específica que ela seja, não deixe de revisá-la, alguns erros podem ser simples, como o lugar errado de uma vírgula, mas outros podem assumir referências que não condizem com os fatos verídicos.

O Chat GPT é uma ferramenta gratuita, mas fornece a possibilidade de assinatura mensal por US$ 20, na qual o usuário terá respostas mais rápidas e com uso ilimitado, até mesmo em horários de pico.

  • O novo Bing: A ferramenta de busca fornece respostas rápidas e resumidas com citação de fontes e sugestões de aprofundamentos. Também é possível gerar imagens e sons a partir de comandos, que podem ser aprimoradas com novos direcionamentos.

A IA também promete segurança no seu uso, com filtros para garantir uma experiência de pesquisa muito mais segura. Outra funcionalidade interessante da ferramenta é a comparação de preços, de acordo com o item que você estiver precisando adquirir.

  • Perplexity.ai: Ferramenta de busca similar ao Chat GPT, mas possui funcionalidades específicas, como a busca e organização de informações em tempo real. No Perplexity.ai você pode integrar imagens à sua busca, e a IA irá relacioná-la a conteúdos da internet.

Ficou em dúvida com alguma informação que a Perplexity.ai forneceu? Você pode consultar as fontes anexadas ao final do texto, para entender de onde a IA a retirou.

A ferramenta é gratuita e intuitiva, mas assim como o Chat GPT também oferece o aprimoramento do plano para Pro.

  • YouChat: O software é capaz de processar e compreender quantidades de texto acima do comum e gerar respostas contextualizadas e atuais. Também é semelhante ao Chat GPT, mas diferente do funcionamento da OpenAI, as respostas do YouChat não tem fontes antigas.
  • Poe: O nome significa "Platform for Open Exploration", e é uma plataforma desenvolvida pela empresa Quora que permite aos usuários interagir com diferentes modelos de IA em um único lugar. Como um diferencial, a ferramenta permite comparações entre IAs, como o ChatGPT da OpenAI, o Claude da Anthropic, entre outros, a fim de que você encontre a melhor resposta para o comando solicitado.

São diversas as possibilidades de busca e conversação pelas ferramentas de Inteligência Artificial, e cada uma delas pode ser utilizada para uma finalidade. Por isso, quanto mais atualizadas e contextualizadas, melhor será o resultado do que você precisa.

Com informações de Jared Newman via Fast Company.


SOBRE O AUTOR

Jared Newman cobre aplicativos e tecnologia de seu posto remoto em Cincinnati. Ele também escreve dois boletins informativos, Cord Cut... saiba mais