Além da lição de casa: Duolingo agora vai ensinar a jogar xadrez

Usuários podem aprender como cada peça se movimenta, identificar padrões táticos e desenvolver uma estratégia

Crédito: PIRO/ Pixabay

Jessica Bursztynsky 1 minutos de leitura

Conhecida por transformar o aprendizado de idiomas em uma experiência lúdica e acessível, a Duolingo está agora aplicando sua fórmula de sucesso a um dos jogos mais antigos do mundo: o xadrez.

A nova iniciativa da empresa tem como objetivo democratizar o jogo milenar, oferecendo um curso voltado tanto para iniciantes quanto para jogadores com algum conhecimento prévio. A proposta é ensinar desde o básico, como o movimento de cada peça, até padrões táticos e estratégias de jogo, por meio de exercícios curtos e interativos.

“Grande parte dos produtos de xadrez disponíveis hoje são pensados por e para jogadores avançados”, explica Edwin Bodge, gerente sênior de produto da Duolingo. “Queremos atingir quem está começando e abrir espaço para um público que antes se sentia intimidado ou excluído do jogo.”

No curso, os usuários poderão testar seus conhecimentos em “mini partidas” de poucos minutos contra o personagem virtual Oscar, que ajusta a dificuldade com base no desempenho anterior de cada jogador. O progresso é monitorado com estatísticas de vitórias e derrotas.

O lançamento marca a primeira nova disciplina da empresa desde que ela expandiu além dos idiomas, com cursos de matemática (em 2022) e música (em 2023). Fundada em 2012, a Duolingo conta hoje com mais de 37 milhões de usuários ativos diariamente.

Segundo a empresa, o curso de xadrez é o mais rápido já desenvolvido pela equipe, impulsionado pelos avanços recentes em inteligência artificial. A ideia foi apresentada ao CEO Luis von Ahn em agosto, e o desenvolvimento começou em novembro.

O curso está sendo testado inicialmente por um grupo restrito de usuários, com lançamento global previsto para as próximas semanas em inglês, via iOS. A empresa planeja ampliar a oferta para outros sistemas operacionais e idiomas nos próximos meses.


SOBRE A AUTORA

Jessica Bursztynsky é redatora da Fast Company e cobre economia gig e outras empresas de internet de consumo. saiba mais