Aplicativo Too Good To Go já salvou 100 milhões de refeições em 17 países

Crédito: Fast Company Brasil

Fábio Cardo 3 minutos de leitura

As iniciativas para a redução de perdas de alimentos têm um serviço de tecnologia como bom aliado. Too Good To Go, empresa foodtech do bem sediada na Dinamarca, fornece uma maneira simples para as empresas de alimentos redirecionarem seus excedentes e os consumidores ajudarem a combater as mudanças climáticas de uma maneira divertida e deliciosa. Fundada em 2016, a empresa evitou o descarte de mais de 100 milhões de refeições em 17 países, incluindo as cidades de Nova Iorque, San Francisco, Paris, Londres, Copenhague, Madri, Toronto e Amsterdã, o que equivale a 250 milhões de quilos de emissões de gás CO2. 

A empresa opera por meio de um aplicativo móvel que conecta os consumidores a alimentos excedentes que, de outra forma, seriam jogados fora de restaurantes, cafés, padarias e mercearias locais, como doces, produtos frescos, sushi e muito mais.

(Crédito:Too Good To Go)

COMO FUNCIONA

A empresa tem em seu cadastro 75 mil empresas que trabalham com alimentos. Os consumidores conseguem buscar pelo app as empresas que estão nas proximidades e que informam terem excedentes ou que estão com produtos chegando ao final da vida útil, que seriam jogados fora.Em seguida, eles podem se dirigir à loja durante a janela de retirada, que é baseada no horário de fechamento de cada local. 

As lojas inserem os itens em sacolas lacradas, as Surprise Bags, que serão adquiridas pelos consumidores por um valor em torno de US$ 3 a 5.00. O consumidor nunca sabe ao certo que encontrará dentro da sacola, mas pode ter alguma noção se for de uma padaria – pães, doces, salgados, ou de um restaurante chinês ou indiano, por exemplo. O conteúdo de cada Surprise Bag varia diariamente e os usuários do aplicativo podem esperar obter uma variedade de produtos por um terço do valor de varejo – de um saco de frutas e legumes frescos, três fatias de pizza ou alguns rolos de sushi extras, até um litro de gelato ou uma variedade de doces. Além disso, as lojas podem atualizar a quantidade de excedentes em tempo real, com base no andamento das vendas ao longo do dia.

As experiências dos consumidores relatadas pela web e o crescimento do negócio demonstram que os resultados são positivos para todos. Consumidores conseguem comprar alimentos por ⅓ do valor, enquanto as empresas aumentam o lucro ao mesmo tempo em que reduzem o descarte de alimentos.

(Crédito:Too Good To Go)

Certamente há casos de desapontamentos nos consumidores, o que não os desmotiva a buscar outras opções de fornecedores das Surprise Bags. A consciência dos gestores dos estabelecimentos que atuam oferecendo os produtos na plataforma é mais forte.

Além do aplicativo, a Too Good To Go, lançou iniciativas para alterar a rotulagem de datas de alimentos, produziu recursos educacionais gratuitos para escolas e inspirou famílias a mudar comportamentos de desperdício de alimentos. 

COLABORANDO PARA RESOLVER O PROBLEMA DO DESPERDÍCIO E PERDA DE ALIMENTOS

A triste realidade é que há uma abundância de desperdício de alimentos. Na verdade, todos os anos, 1/3 da comida do mundo vai para o lixo – e nos EUA, surpreendentes 40% dos alimentos comestíveis são desperdiçados. Dada a magnitude do problema, a necessidade de aumentar a conscientização sobre as implicações do desperdício de alimentos nas mudanças climáticas e oferecer maneiras tangíveis para que os consumidores possam agir é crucial. Too Good To Go ajuda a preencher as lacunas na cadeia de fornecimento de alimentos, ao mesmo tempo em que desempenha um papel importante no ecossistema de resgate de alimentos.


SOBRE O AUTOR

Fábio Cardo é economista de formação, atua em comunicação empresarial e empreendedorismo e é co-publisher do canal FoodTech da Fast Co... saiba mais