Artesanato brasileiro de qualidade? Na OCA tem

E-commerce pernambucano inaugura sua primeira loja física em São Paulo, com peças de 40 artistas de várias partes do país

Crédito: OCA/ Divulgação

Redação Fast Company Brasil 3 minutos de leitura

Incomodado com a dificuldade de encontrar peças de arte popular de qualidade para incluir em seus projetos, o arquiteto pernambucano Leonardo Allouchie resolveu criar um site para a venda desses produtos. Assim, em 2018 nasceu a OCA, um e-commerce cujo objetivo é encurtar o caminho entre o cliente e o artesão.

Quatro anos depois, a OCA inaugura sua primeira loja física, nesta quarta-feira (dia 28), na Vila Madalena, em São Paulo. A ideia é fortalecer a marca na região Sudeste e estar próximo tanto do público final e quanto de profissionais ligados ao setor.

Inicialmente, o espaço conta com uma seleção de mais de 250 peças de 40 artistas, que passaram por uma curadoria minuciosa. A escolha de produtos vindos de vários lugares do Brasil reforça o propósito da OCA de criar oportunidades para os artesãos se desenvolverem comercialmente.

Crédito: OCA/ Divulgação

A empresa está sediada na cidade de Caruaru, em Pernambuco, maior centro de arte figurativa das Américas, de acordo com a Unesco. Começou vendendo peças da própria região e foi expandido para outros estados.

Ainda na fase de pré-incubação, dentro do Armazém da Criatividade, no Porto Digital – um dos maiores parques tecnológicos do Brasil, localizado no Recife – a empresa se mostrou viável e alcançou sucesso. Agora, parte para outros voos.

Com aspirações maiores, Leonardo desenha um futuro mais promissor para a marca: criar programas de treinamento para os artesãos, oferecendo a eles mais autonomia para que possam viver dos recursos conquistados com sua arte. Antes da inauguração, ele falou à Fast Company Brasil sobre seu projeto.

FC Brasil – Pernambuco tem um importante polo artesanal, a feira de Caruaru, e um importante polo de tecnologia, o Porto Digital. Como essas duas forças influenciaram a criação da OCA?

Leonardo Allouchie – Caruaru é a principal cidade do interior de Pernambuco. Berço de mestre Vitalino e tantos outros artistas que ajudaram a transformar o Alto do Moura no maior centro de artes figurativas das Américas. Sou natural de Recife, porém vivo intensamente Caruaru há mais de dez anos. Já frequentava a feira de Caruaru e o São João, que é o melhor São João do Mundo.

Meus filhos foram criados em Caruaru e a Oca também. Ela praticamente nasceu dentro do Mind Business, um projeto de pré-incubação do Armazém de Criatividade, que faz parte do Porto Digital. Já nos primeiros meses validamos a ideia, e precisamos deixar o Armazém e partir para uma sede própria. De lá para cá, só crescemos anos após ano, unindo arte e tecnologia em prol de uma causa nobre: criar uma ponte entre os artesãos e os seus admiradores.

FC Brasil – A ideia, então, é juntar as duas coisas num projeto só – tradição e tecnologia, arte e ciência?

Leonardo – A OCA é um startup, uma empresa digital. Inovação é a palavra de ordem. Mas inovação não necessariamente está ligada à tecnologia. Pode, inclusive, se fazer presente em pequenas coisas, como por exemplo, na forma de apresentar uma peça. Buscamos pensar grande e fazer diferente em tudo.

Crédito: OCA/ Divulgação

Procuramos manter o modo de vida e o ciclo produtivo dos artesãos, deixando viva a tradição, os costumes e a cultura de cada lugar. Sempre atentos para trazer algo novo, disruptivo, que contribua para o avanço e desenvolvimento das comunidades. Como encurtar a distância entre as comunidades e as pessoas que gostam de arte e cultura? É aí que entra a tecnologia. Com poucos cliques, a peça chega na sua casa.

FC Brasil – Há planos de abrir lojas físicas em outras cidades?

Leonardo – Nosso DNA é digital. A loja física surge dentro de um projeto maior de encurtar as distâncias entre os artesãos (e suas comunidades) e as pessoas que curtem e admiram os seus trabalhos.

Queremos dar a essas pessoas a oportunidade de conhecerem as histórias dos artistas e de se sentirem cada vez mais próximas deles. Sim, temos planos de abrir lojas físicas em outros lugares. Está em nossos planos proporcionar essa experiência para pessoas de várias cidades do Brasil.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais