As lições de liderança e soft skills que aprendemos com Ted Lasso

Com o fim do seriado se aproximando, reunimos lições importantes dos principais personagens

Crédito: Apple TV +

Rafael Farias Teixeira 4 minutos de leitura

Depois de conquistar muitos espectadores com seu humor e pensamento positivo, Ted Lasso – o personagem e o seriado – prepara-se para se despedir com o último episódio nesta quarta-feira (31 de maio).

Mesmo com apenas três temporadas, a série da Apple TV foi sucesso de público, crítica e conquistou 20 indicações ao Emmy na sua estreia. Na trama, o técnico de futebol americano que dá nome ao programa é contratado por um time britânico… de futebol, como uma forma de vingança da sua atual dona, Rebecca Welton, para afundar a equipe.

A série foi inspirada em um comercial de TV de 2013, criado para promover a Premier League nos Estados Unidos. Em suas três temporadas, o programa criou e desenvolveu personagens carismáticos e cheios de lições.

Crédito: Colin Hutton/ Apple

Ted Lasso comanda o AFC Richmond e, a cada episódio, dá aulas sobre liderança.  "Quando Ted Lasso estreou, em meados de 2020, o mundo estava em dor. A série chegou de forma leve, mostrando que era possível rir e ter esperança em um momento no qual as pessoas precisavam disso", afirma Daniel Spolaor, CEO da Korú, startup aceleradora de oportunidades.

"Mas eu diria que o sucesso é devido à complexidade dos personagens e à forma como o seriado retrata seus

um dos elementos mais marcantes da série é quando a saúde mental ganha os holofotes.

problemas. Ao vê-los, o telespectador é levado a refletir sobre seus próprios desafios, relações, compromissos, sobre como ser uma pessoa melhor. Isso gera uma identificação imediata", analisa.

Para Spolaor, um dos elementos mais marcantes da série é quando a saúde mental ganha os holofotes – um tema urgente para as empresas, que, em sua maioria, ainda não sabem como zelar plenamente pelo bem-estar das pessoas.

"Na série, vemos que até o próprio Ted Lasso, que sofre com ataques de pânico, se vê resistente quando o time contrata uma pessoa para dar suporte psicológico aos jogadores", lembra o CEO da Korú.

COMO LIDERAR ENSINANDO E APRENDENDO

Spolaor tem mais de 15 anos de experiência em grandes corporações, com atuação nas áreas de RH e tecnologia. Foi diretor de gente da Ambev para a América do Sul e diretor de gente e estratégia da AmbevTech.

Daniel Spolaor (Crédito: Rodrigo Tordim)

Segundo ele, cada empresa e equipe demandam estratégias de aprendizado específicas que misturam quatro pilares importantes: conteúdo, experiência, pessoas e redes. "No caso de Ted Lasso, o mais importante é a experiência”, aponta.

Assim, se pensarmos em metodologia de aprendizado, o que prevalece é o work based learning, ou seja, a aprendizagem baseada em trabalho. A partir dos problemas vividos nas partidas, os coachs criam treinos específicos e os jogadores aprendem, na prática, as melhores jogadas e soluções para cada situação.

Alerta de spoiler: se não viu o seriado, pule este trecho.

As lições não param por aí. Há outros insights sobre soft skills e liderança que podem ser extraídos de diferentes personagens:

- O desbocado Roy Kent é a influência social em pessoa. Mesmo a contragosto, é incentivado por Lasso a ser o exemplo do time e é assim que acaba com o bullying na equipe, mostra para outros jogadores como recuperar a paixão por jogar futebol e até ajuda seu arqui-inimigo, Jamie Tartt, a ser melhor atleta e pessoa.

- Tartt, por sua vez, é impulsionado a usar as habilidades de pensamento analítico e inovação. Quando tudo parece perdido, resolve problemas com estratégia coletiva de posicionamento no campo, surpreendendo a todos.

- O entusiasmado Dani Rojas, com seu “fútbol is life”, adota uma atitude positiva nas mais diversas situações. Poucas coisas o abalam. Ele é capaz de incentivar as pessoas ao seu redor a quebrar barreiras e correr (literalmente) atrás do sucesso.

- Rebecca Welton, a dona do time, mesmo sem querer, mostra o que é persuasão e negociação, seja para afirmar seus objetivos ou contratar um novo jogador.

LIDERANÇA QUE FAZ A DIFERENÇA

A soft skill mais marcante do treinador, na opinião de Spolaor, é a liderança, que não tem a ver com a sua posição na equipe. Mesmo se não fosse o treinador, ele continuaria sendo um líder no time.

Crédito: Apple TV +

“Ted se engaja com todos, motiva, valoriza as pessoas, identifica as melhores competências de cada um e sabe usá-las para o bem do time. Encontrar esse talento é um dos desafios de qualquer empresa, uma vez que faz a diferença na performance de todos os colaboradores e nos resultados", afirma o executivo.

Por outro lado, Ted e muitos líderes precisam aprender mais sobre planejamento, já que, na maior parte da série, ele vive uma partida por vez, escolhendo suas estratégias minutos antes de o jogo começar.

"Isso faz com que não haja consistência nos treinos ou nos resultados. Não há problema se, no meio do caminho, você decidir mudar a estratégia planejada. Mas é importante ter um plano bem definido rumo ao objetivo desejado."

Como lição central, Ted Lasso mostra a essência de uma liderança humanizada. "Motive, valorize e escute as pessoas que fazem parte da equipe. Independentemente do cargo, todo mundo tem algo a contribuir para o sucesso dos negócios. Cuidar das pessoas é sobre gerar resultados", finaliza Spolaor.


SOBRE O AUTOR

Rafael Teixeira Farias tem mais de 14 anos de carreira em jornalismo e marketing digital, além de sete livros de ficção já publicados. saiba mais