Bancos e empresas de bebidas ensinam como ter uma marca valiosa

Crédito: JuniperPhoton/ Unsplash

Redação Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

Do top cinco das Marcas Mais Valiosas do Brasil, avaliadas pelo relatório BrandZ 2021/22 da Kantar, duas são de bancos e duas de cerveja, com apenas uma companhia telefônica na quinta posição.

Pelo segundo ano consecutivo, Itaú leva a primeira posição, com o valor de US$ 8 bilhões, seguido por Brahma, Bradesco, Skol e Claro. As categorias banco e bebidas alcoólicas são os dois setores que dominam o ranking, representando 25% e 23% do valor total de todas as marcas, respectivamente.  

A interpretação geral da Kantar para a colocação do Itaú é sua diferenciação em relação à concorrência, ao atualizar constantemente os serviços oferecidos e também a forma como se comunica, usando uma linguagem mais informal e próxima ao público. 

Já a Brahma se destacou em uma guerra de gigantes que é o mundo das cervejas, unindo inovação de produto com novas comunicações de alta performance. Mesmo com dois anos de período pandêmico, todas as 50 marcas não deixaram de investir na forma como se posicionam, se conectam e compreendem seus consumidores. 

Mas o que podemos aprender com as marcas de banco e cerveja?

“Não existe uma única fórmula de sucesso quando falamos de estilo de comunicação e/ou mix de meios. O que sabemos é que a  qualidade da comunicação se torna cada vez mais importante para garantir o sucesso de cada centavo investido em cada meio”, afirma Milton Souza, CEO da Kantar Insights.

“À medida que nos deparamos com um cenário de mídia cada vez mais complexo, com novos hábitos e novas plataformas a serem exploradas pelos profissionais de marketing, as marcas precisam conhecer mais seus consumidores, para aprender o que é relevante em cada momento, num cenário publicitário cada vez mais competitivo”, complementa.

Entre as lições importantes tiradas do resultado do ranking deste ano estão:

  • Ter inovação no DNA e colocá-la em prática em uma estratégia constante;
  • Investir na compreensão do seu consumidor e dos seus hábitos;
  • Monitorar os resultados de marketing e estar preparado para mudanças rápidas, assim como respostas para eventuais desafios;
  • Criar comunicações inovadoras e próximas ao consumidor. 

NUBANK ESTREIA NO RANKING

O Nubank foi o estreante da lista, debutando já em sétimo lugar. É uma marca que dobrou a receita entre 2020 e 2021 e saltou de 8 milhões de clientes no Brasil em 2018 para mais de 40 milhões em 2021. Sua chegada ao topo também foi impulsionada pelo IPO, em dezembro de 2021, e por ser listada na bolsa de Nova York.

“Desafiando os bancos tradicionais e criando novos ecossistemas de serviços, o Nubank não oferece apenas serviços bancários, mas também comércio eletrônico, jogos, investimentos, empréstimos e seguros”, afirma Souza. Sua comunicação e proximidade com os clientes também coloca a marca em destaque, sem falar nas ações inovadoras.

“A contratação de Anitta para o conselho é uma jogada ousada para aprimorar sua capacidade de se comunicar de forma eficaz e desenvolver produtos para segmentos mais jovens e excluídos financeiramente. Tudo isso se reflete nos resultados da nossa avaliação, que também sugerem que a marca ainda tem espaço para crescer”, afirma o CEO da Kantar Insights.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais