Bola de fogo no céu do Brasil? Entenda como Elon Musk pode estar por trás de fenômeno
Uma luz intensa cruzou o céu de diversas cidades do Brasil e chamou a atenção de moradores

Na última quarta-feira (14), uma luz intensa, semelhante a uma "bola de fogo", atravessou o céu de diversas cidades brasileiras, despertando a curiosidade de moradores em Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal, entre outras regiões. O fenômeno foi registrado por câmeras de segurança e rapidamente se espalhou pelas redes sociais.
Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o objeto se tratava de um estágio do foguete Falcon 9, da SpaceX, empresa fundada por Elon Musk.
A parte do foguete foi lançada em 2014 e se desprendeu durante o voo. Após passar mais de 10 anos em órbita, o componente reentrou na atmosfera terrestre, onde se desintegrou, criando o espetáculo visual que pôde ser visto de diferentes pontos do país. Confira aqui as imagens divulgadas pela Bramon.
"As imagens capturadas indicam que o objeto foi inicialmente percebido em Brasília às 18h24 (horário local) e desapareceu no céu da Bahia às 18h28. Nesse intervalo de aproximadamente 4 minutos, o objeto percorreu cerca de 1.500 km, o que corresponde a uma velocidade entre 6 e 7 km/s. Essa velocidade é compatível com a reentrada de um corpo em órbita terrestre, descartando a possibilidade de se tratar de um meteoro comum", afirma a instituição científica.
A Bramon explica que esse tipo de evento ocorre devido à reentrada de lixo espacial na atmosfera. Fragmentos de foguetes, satélites e outros objetos lançados ao espaço acabam retornando à Terra após anos em órbita, causando rastros luminosos no céu.
A Agência Espacial Brasileira (AEB) informou que ainda não houve confirmação oficial sobre as características sobre a tal "bola de fogo" avistada no céu brasileiro. Dessa forma, não é possível afirmar se se trata realmente de um fragmento de foguete, meteorito ou parte de um satélite. Também não há informações sobre possíveis quedas em território nacional.