Brasileiros investem R$ 1 milhão em laboratório de NFTs

allnft{lab} foi selecionado para criar ativo digital para os 50 anos do GP São Paulo de Fórmula 1

Crédito: Divulgação

Redação Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

O Brasil tem sido destaque no mercado de NFTs, os tokens não fungíveis. Segundo relatório da Crypto, empresa de gerenciamento de criptomoedas, 74% dos brasileiros têm interesse na nova tecnologia e 25% dos atuais investidores desse mercado pretendem apostar nela.

Enquanto marcas investem em NFTs para inovar em suas campanhas, outras empresas surgem para prover o mercado com esses ativos digitais. Como no caso da allnft{lab}, laboratório criativo de tecnologias em blockchain fundado pelos empresários Marcos Fortes e Ighor Payola há pouco mais de três meses.

A allnft{lab} nasceu da união de duas empresas que já desenvolviam suas plataformas de NFTs para esportes (football.digital) e artes e colecionáveis (allnftshop). "Decidimos juntar forças em uma só marca e potencializar nossas experiências para desenvolver projetos customizados completos, desde as ilustrações, desenvolvimento e gestão de comunidade até a fase final de venda", explica Fortes.

Como primeiro grande projeto, o laboratório criativo foi selecionado pela organização do Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1 para o lançamento da campanha de 50 anos, que acontece no circuito de Interlagos, no dia 13 de novembro.

Ela consiste em NFTs de um piloto e um carro de Fórmula 1 estilizado com o número 50, entre outras homenagens dentro dos 5050 modelos, que estarão disponíveis a partir do dia 10 de setembro.

Crédito: Divulgação

“Estamos muito felizes em começar já com um grande projeto. Está sendo uma oportunidade incrível de mostrar nosso trabalho. Temos recebido respostas muito boas dos fãs de automobilismo e os entusiastas de NFTs em geral", diz Fortes.

O laboratório opera sob a liderança dos dois empresários e co-CEOs, com foco na idealização e desenvolvimento de soluções que abarcam todas as fases de um projeto de inovação. Atualmente são 13 colaboradores, entre desenvolvedores, artistas, profissionais de marketing e gestores de comunidade.

DESAFIOS E PRÓXIMOS PASSOS

Para a dupla de empresários, depois da queda do hype inicial em cima dos NFTs, é possível enxergar uma estabilização do mercado, com projetos com planejamentos mais sólidos, focados no compromisso com os stakeholders e nos benefícios que uma experiência única pode proporcionar.

Para Payola, o maior desafio é desmistificar o universo cripto e torná-lo mais amigável. “Tanto marcas quanto consumidores ainda estão tentando se adaptar a essa realidade. Todos os players envolvidos nesse cenário têm a responsabilidade de dividir conhecimento e ajudar nessa transformação", acredita.

Além do departamento de projetos personalizados para empresas interessadas em criar coleções exclusivas, a allnft{lab} espera lançar dois marketplaces de NFTs: o primeiro focado em futebol para grandes clubes, jogadores e ex-jogadores com coleções curadas; e outro para compra e venda de NFTs de artes e outros colecionáveis, aberto ao público.

"Além disso, queremos ser parceiros de marcas, personalidades e artistas que queiram embarcar nesse universo, oferecendo know-how e uma plataforma segura", diz Payola.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais