POR AVI GREENGART

Muitas das maiores marcas, compreensivelmente, ficaram de fora da CES 2022. Mas, ainda assim, mais de 2.000 expositores participaram do evento, apresentando uma impressionante variedade de tecnologia. Como grande parte da imprensa e de analistas, em princípio, também desisti de comparecer à edição deste ano. Mas, logo depois, mudei de ideia.

Eu frequento a CES há quase duas décadas, e esta foi a primeira vez que não tive reuniões em suítes de hotel – e a primeira vez que tive muito tempo (e espaço) para andar pelo salão da feira. Aqui estão alguns dos melhores produtos de tecnologia que vi lá. Alguns demonstram como esta indústria está evoluindo, já outros são apenas divertidos.

UM CARRO QUE MUDA DE COR

A demonstração mais surpreendente que vi foi o iX Flow da BMW, um carro completamente coberto por “tinta” e-ink que pode mudar de cor em tempo real, com variações de preto, cinza ou branco. A BMW justificou o design alegando que mudar a cor para branco durante o dia pode resfriar o carro, economizando energia. Mas, definitivamente, é mais um truque de design do que qualquer outra coisa, e tudo bem. Mas será que a BMW realmente produzirá estes modelos? Não em sua forma atual – se você olhasse de perto, a capa de tinta eletrônica estava arranhada em vários lugares, e o ajuste e o acabamento não estão nem perto dos padrões típicos da empresa. Mas, ainda assim, é muito legal.

A RESPOSTA DA BMW PARA EVS SILENCIOSOS

Os novos carros elétricos são tão silenciosos que as montadoras agora estão desenvolvendo sons personalizados para preencher o silêncio. No pavilhão de carros elétricos e utilitários esportivos da BMW, entrei em um túnel de som onde experimentei uma trilha sonora composta para dar uma personalidade a mais às silenciosas transmissões elétricas da fabricante.

(Crédito: John Deere)

O TRATOR AUTÔNOMO DA JOHN DEERE

Todo mundo está falando sobre carros autônomos, mas a John Deere anunciou um trator totalmente autônomo que você já pode comprar hoje mesmo. Agricultores têm enfrentado uma escassez de trabalhadores e uma janela extremamente curta para as colheitas e cultivo antes que o clima mude. O novo trator de mais de 18 toneladas da John Deere se dirige sozinho, lavrando o campo usando algoritmos executados nos poderosos processadores Nvidia, juntamente com GPS com precisão de até uma polegada. Se o trator notar alguma anomalia (como uma placa caída, uma parte do campo inundada ou um animal perdido), ele para e envia uma foto para o aplicativo no telefone do agricultor para mais instruções. O agricultor, por sua vez, fica livre para se concentrar na colheita, nas necessidades de negócios ou, até mesmo, nos incríveis tratores que são capazes de trabalhar 24 horas por dia.

O METAVERSO É APENAS BRANDING, POR ORA

O metaverso está chegando! Espera-se que headsets de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) sejam o portal principal para esse mundo mágico, mas a maior parte dos headsets que eu vi na edição deste ano não passavam de produtos medianos que surgiram neste hype. No entanto, alguns desenvolvimentos promissores se destacaram:

A Qualcomm anunciou que está desenvolvendo um novo silício com a Microsoft para alimentar futuros óculos de AR. Isso não é tão surpreendente assim – o atual HoloLens da Microsoft é executado na plataforma de PC da Qualcomm ao lado de uma unidade de processamento holográfico (HPU) –, mas sugere que um novo HoloLens terá melhor desempenho e que pode chegar ao mercado em breve.

PLAYSTATION VR2

A Sony anunciou o nome de seu tão esperado dispositivo de jogos VR – o Playstation VR2 – porém não divulgou nenhuma imagem do produto, tampouco anunciou informações de preço e disponibilidade. Ela, no entanto, mostrou alguns conteúdos produzidos em seus estúdios de jogos: em um evento de imprensa, mostrou um vídeo (abaixo) de Horizon: Call of the Mountain, cuja versão será lançada para Playstation VR2 em meados de fevereiro. A Sony tem uma visão clara para esta tecnologia que começa com jogos de franquias de sucesso.

Ela também forneceu alguns detalhes de especificação que sugerem que o Playstation VR2 será relativamente acessível – isto é, se você conseguir comprar um console PS5 para usá-lo.

(Crédito: Avi Greengart)

ÓCULOS AR DA TCL

Eu experimentei um par de protótipos de óculos AR da TCL, que colocam o equivalente a um smartwatch em seu campo de visão usando guias de onda duplas coloridas. Ele conta com o chipset Snapdragon 4100 da Qualcomm, usado em smartwatches, e foi projetado para ser usado o dia todo sem precisar recarregar. É apenas um protótipo, e o software e o design precisam funcionar, mas ele definitivamente tem a cara do futuro.

(Crédito: Avi Greengart)

A tecnologia de exibição da próxima geração estava por toda parte na CES (exceto no estande da LG, onde as TVs foram substituídas por QR codes já que a empresa desistiu de apresenta-las).

NOVIDADES DA SAMSUNG

A Samsung apresentou uma TV microLED incrivelmente brilhante e nítida de 89″ mais acessível (embora o preço provavelmente continue astronômico). As TVs, com LEDs de 25 milhões de micrômetros que produzem luz e cor individualmente, também vêm em modelos de 101 e 110 polegadas.

(Crédito: Samsung)

Além disso, a Samsung apresentou um novo monitor de computador chamado Odyssey Ark (abaixo), que é extremamente curvo para jogos mais imersivos, trabalho ou ambos. E também exibiu vários protótipos de smartphones e tablets dobráveis.

(Crédito: Avi Greengart)

Às vezes, você não precisa de uma nova tecnologia, apenas de uma embalagem melhor: as versões 2022 das TVs Frame da Samsung (abaixo) têm um acabamento fosco que as faz parecer mais com pinturas em tela. Os designers de interior vão adorar.

(Crédito: Avi Greengart)

WEBCAMS PARA A ERA DO ZOOM

Esta foi a primeira CES que contou com produtos que foram projetados depois do início da pandemia e, nada mais natural, que eles fossem relacionados a computadores. No passado, os fabricantes se empenhavam em reduzir as bordas de tela a todo custo. Mas todos os novos notebooks HP e Lenovo na CES 2022 têm barras superiores um pouco mais grossas com câmeras e microfones melhores, refletindo o fato de que as chamadas de videoconferência são uma parte maior da vida profissional – independentemente de voltarmos ou não ao escritório.

(Crédito: Ankerwork) 

A marca de acessórios Anker levou a webcam adicional ao seu extremo lógico: a barra de vídeo B600, que custa US$ 220, e combina webcam, microfone, sistema de alto-falante e uma barra de luz.

(Crédito: Avi Greengart)

THINKBOOK PLUS DA LENOVO

Para pessoas que querem mais de seus notebooks, o ThinkBook Plus da Lenovo possui uma tela extraordinariamente ampla e adiciona uma tela suplementar semelhante a um tablet à direita do teclado.

(Crédito: Avi Greengart)

ASTRO SLIDE DA PLANET COMPUTERS

Fabricantes como Samsung, TCL e outros anunciaram novos smartphones esta semana, mas nenhum deles tem um teclado QWERTY físico para os saudosos do BlackBerry. A Planet Computers possui um legado desde o tempo do Psion PDA e seu novo Astro Slide conta com um chipset Dimensity 800 da MediaTek, o que faz dele o único smartphone 5G QWERTY do mundo.

(Crédito: Avi Greengart)

GAF ENERGY

Se você deseja comprar um carro elétrico, vai precisar carregá-lo, logo, ter painéis solares em casa parece uma ótima opção. Mas não é tão simples assim, você precisará de um instalador, que provavelmente dirá que você precisa primeiro de um novo telhado, onde os pregos de suporte serão colocados para ancorar os painéis. Isso é o suficiente para fazer você pensar duas vezes antes de embarcar nesta ideia.

A GAF Energy aproveitou a CES para lançar uma solução inteligente: painéis solares feitos com material que qualquer carpinteiro pode instalar – sem necessidade de experiência elétrica. A GAF então envia um técnico para conectar a fiação. Os painéis da empresa têm aproximadamente o mesmo preço e eficiência que painéis solares regulares e telhas tradicionais.

TATUANDO A SI MESMO

Grande parte da diversão da CES está nos gadgets. Nesta edição, encontrei um que era capaz de tatuar (temporariamente) o logotipo da minha empresa no meu braço, e não resisti. O Prinker usa uma tinta que é segura para a pele e que mantém as cores vibrantes durante o dia todo, mas que também pode ser lavada rapidamente com apenas um pouco de água e sabão. É um produto que muda o mundo? Não. Mas certamente será um grande sucesso em festas quando elas voltarem a acontecer.

Avi Greengart é Presidente e Analista Líder da Techsponential, empresa de consultoria de mercado de tecnologia. Você pode entrar em contato com ele pelo email avi@techsponential.com.