Chambinho volta à mídia com novo produto e impulsionado pela nostalgia

Depois de hiato, marca quer reconquistar pais e seus filhos com seu primeiro iogurte

Crédito: divulgação.

Redação Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

Atualmente a nostalgia tem sido a propulsora de diferentes (re)lançamentos pelas marcas, com o objetivo de atingir antigos e novos públicos. Para Hellen Lazzari, diretora de design da Love, agência criativa com sede em Manchester, Inglaterra, a pandemia foi uma das razões para esse novo boom. “O longo período de confinamento fez com que muitos da geração Z buscassem conexão e experiências compartilhadas – necessidades emocionais que podem ser supridas revisitando o passado”, afirma

Seguindo essa tendência, a Nestlé está voltando à TV com um novo comercial do petit suisse Chambinho, depois de um longo hiato — a última peça de vídeo publicada no canal oficial da empresa foi em 2014. Não se trata apenas do retorno da marca aos televisores brasileiros, mas do lançamento de um novo produto, o Chambinho Recreio, o primeiro iogurte da linha, que é mais prático no transporte e pode ficar até seis horas fora da geladeira. A Greenz, agência que assina a campanha, mirou na nostalgia da infância dos anos 1990.

“Por questões estratégicas, tivemos um momento entre os lançamentos, porém, com essa campanha chegando à televisão, desejamos nos aproximar e gerar uma memória afetiva em quem consumia e, atualmente, já tem filhos”, afirma Tatiany Ernesto, diretora de marketing da DPA, joint venture entre as marcas Nestlé e Fonterra. “Voltar com um novo produto também foi uma maneira de atender às novas necessidades dos nossos consumidores, de forma prática e nutritiva.”

Coração brasileiro com um toque coreano

A campanha que marca o retorno de Chambinho à TV foi intitulada “O que vem do coração”, e foi criada para resgatar a lembrança da marca e incentivar a memória afetiva dos pais que, hoje, compram o produto para os filhos. “Nós desenvolvemos uma memória afetiva em torno de alguns produtos e experiências que tivemos em nossa infância. Com Chambinho não seria diferente, muitos pais de hoje em dia tinham essa relação durante a sua infância e desejamos conversar com esse público que, atualmente, possui filhos e pode oferecer a possibilidade de também criar laços conosco”, diz Tatiany. 

O coração continua, mas ganhou uma roupagem coreana. De acordo com PH Gomes, sócio e CCO da Greenz, o conceito criativo da campanha partiu exatamente do resgate da marca, mas trazendo o sinal  do coração coreano com os dedos, típico da cultura pop atual. "O coração coreano foi um fenômeno que surgiu na internet e que ganhou o mundo pela simplicidade. Então pensamos: por que não trazer isso para campanha e transformar num ícone? Abraçamos o coração coreano junto com Chambinho, associando ao símbolo da marca, que faz parte das lembranças emocionais do público", afirma. 


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais