Cidades brasileiras são reconhecidas por ações inovadoras no Smart City Expo Latam

Curitiba leva prêmio em evento que entra em fase virtual e pretende discutir os desafios das metrópoles latino-americanas

Crédito: Alexander Abero/ Unsplash

Redação Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

Aconteceu entre os dias 7 e 9 de junho a sétima edição do Smart City Expo Latam, na cidade de Mérida, no México. Agora, o evento entra em sua fase virtual. Nos dias 14, 15 e 16 de junho, o conteúdo será transmitido em um formato que permita uma experiência total para o visitante acessar a programação do congresso, fazer networking e gerar oportunidades de conexão remota com participantes de toda a região.

O evento se propôs a discutir os diferentes desafios apresentados pelo crescimento das cidades, focando nos temas Transformação Digital, Sociedade Conectada, Mudanças Climáticas e Cidades Resilientes, Mobilidade e Urbanismo Sustentável, Cidades que Cuidam, iWater e Legislação e Financiamento.

Também foi celebrada a quinta edição do Latam Smart City Awards, que teve cidades brasileiras indicadas e premiou Curitiba, na categoria Desenvolvimento Urbano Sustentável e Mobilidade, com o programa de Agricultura Urbana da cidade.

O projeto conta com 115 hortas, uma Fazenda Urbana no Cajuru e os Jardins de Mel. Esta é a terceira vez que Curitiba recebe a premiação. Em 2018, a capital paranaense venceu o Latam Smart City Awards com o aplicativo Saúde Já e, em 2021, com o Vale do Pinhão.

“A Agricultura Urbana é um orgulho da nossa cidade. Temos 115 hortas produzindo alimentos frescos e saudáveis, a Fazenda Urbana cultivando e educando sobre o ciclo do alimento e os Jardins de Mel espalhados por parques e praças, fazendo com que abelhas realizem a polinização de toda a capital”, afirma Rafael Greca, prefeito de Curitiba.

Outras cidades brasileiras também foram indicadas: Jandira (SP), na categoria Transformação Digital; São Paulo (SP), na categoria Sociedade Equitativa e Colaborativa; e Belo Horizonte (MG), na categoria Cidade Latam.

CIDADES INTELIGENTES A TODA VELOCIDADE

O subsecretário de Transparência e Governo Digital da Prefeitura do Rio de Janeiro, Bruno Bondarovsky, participou representando a capital fluminense. Ele participou do debate “Transformação digital na América Latina” para apresentar o case do Rio de Janeiro e avanços como o Processo.Rio, a Agenda Pública, a Divulgação Integral de Contratos (DIC) e outras plataformas.

Para o subsecretário, os discursos das outras cidades participantes que estão na vanguarda dos avanços digitais estão alinhados com os próprios projetos e ações do Rio. “As três palavras que resumem o evento são inclusão, sustentabilidade e transportes”, afirmou.

O evento mostrou que a urbanização acelerada e a sustentabilidade são pontos de partida para os quais não há retorno. “É preciso enfrentar as desigualdades também. Temos que ter permanentemente esse olhar para as desigualdades – que já existem, e que podem ser ampliadas pela tecnologia. Por exemplo, no caso dos excluídos digitais e dos mais idosos também”, lembra Bondarovsky.

O que significa que os governos precisam ser rápidos ao atender necessidades e deficiências na parte de tecnologia e inovação, da base à ponta.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais