Cinco livros que podem ajudar a reduzir a sensação de nunca fazer o suficiente

Crédito: Fast Company Brasil

Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

Você já ouviu falar em “aversão à ociosidade”? É um termo que os psicólogos sociais usam para descrever uma incapacidade de descansar, que geralmente acompanha uma sensação de ansiedade de que você deveria estar constantemente fazendo algo produtivo.

Todos nós já experimentamos aversão à ociosidade uma vez ou outra. E se para você esse momento é agora, temos algumas recomendações de leitura que ajudarão a descontrair, relaxar e desfrutar a ociosidade (Infelizmente nenhum dos livros tem, ainda, tradução no Brasil). 

(Crédito: Madeleine Dore)

I DIDN’T DO THE THING TODAY: LETTING GO OF PRODUCTIVITY GUILT

Por Madeleine Dore

Um chamado inspirador para tirar a produtividade de seu pedestal; ao desmantelar a tentação de nos comparar com os outros, e as noções irreais do que pode ser feito em um dia, podemos finalmente abraçar a imprevisibilidade e a bagunça alegre da vida. 

(Crédito: Jonathan Malesic)

THE END OF BURNOUT: WHY WORK DRAINS US AND HOW TO BUILD BETTER LIVES

Por Jonathan Malesic

Indo além do como e do porquê do burnout, um ex-professor universitário combina métodos acadêmicos e experiências pessoais para propor novas maneiras de resistir à nossa obsessão cultural pelo trabalho e transformar a visão do florescimento humano.

(Crédito: Johann Hari)

STOLEN FOCUS: WHY YOU CAN’T PAY ATTENTION—AND HOW TO THINK DEEPLY AGAIN

Por Johann Hari

Não é apenas uma impressão isolada: nossa capacidade de prestar atenção está em colapso. O autor do best-seller do The New York Times, Chasing the Scream e Lost Connections, faz agora um exame inovador de por que isso está acontecendo – e como chamar nossa atenção de volta.

(Crédito: Wendy Suzuki)

GOOD ANXIETY: HARNESSING THE POWER OF THE MOST MISUNDERSTOOD EMOTION

Por Wendy Suzuki

Neurocientista de renome mundial, a autora desenvolveu um guia inspirador com base em suas próprias lutas íntimas e em pesquisas de ponta, para gerenciar a ansiedade injustificada e transformá-la em um ativo poderoso.

(Crédito: Catherine Price)

THE POWER OF FUN: HOW TO FEEL ALIVE AGAIN

Por Catherine Price

Se você não está se divertindo, você não está vivendo plenamente. A autora de How to Break Up with Your Phone (Traduzido no Brasil como Celular: como dar um tempo) argumenta que, longe de ser frívola, a diversão é realmente fundamental para o nosso bem-estar – e nos mostra como aproveitar mais dos seus efeitos colaterais. 

Este artigo apareceu originalmente na revista Next Big Idea Club e foi reproduzido com permissão.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Fast Company é a marca líder mundial em mídia de negócios, com foco editorial em inovação, tecnologia, liderança, ideias para mudar o ... saiba mais