Com crescimento mais lento, indústria de games promove demissões em 2024

Cortes de empregos estão se tornando frequentes em uma indústria que registrou um grande crescimento durante a pandemia

Créditos: Lucas Ortiz/ Unsplash

Kelly Cloonan 2 minutos de leitura

A onda de demissões continua forte nas empresas de tecnologia – especialmente nos departamentos de jogos, que receberam grande investimento para atender à demanda da pandemia.

As gigantes dos games estão promovendo cortes para se ajustar ao atual cenário de desaceleração da indústria, que registrou um crescimento estimado de 0,6% em 2023, em comparação com os impressionantes 8% de 2020. As demissões já afetaram cerca de 3,8 mil profissionais do setor somente este ano, de acordo com o VideoGameLayoffs.com.

Aqui estão os novos cortes anunciados:

  • A Microsoft está planejando cortar 1,9 mil funcionários da sua divisão de jogos. O anúncio vem após a aquisição da Activision Blizzard – que detém títulos como Call of Duty, Diablo e Candy Crush Saga – por US$ 69 bilhões em outubro do ano passado.
  • A Riot Games anunciou planos de demitir 530 funcionários, cerca de 11% de sua equipe, em um comunicado recente. A desenvolvedora de League of Legends citou a necessidade de cortar custos após expandir para diversas áreas e disse que planeja se concentrar mais em sua divisão de games.
  • A Twitch, serviço de transmissão de jogos ao vivo da Amazon, demitiu mais de 500 funcionários, aproximadamente 35% de sua equipe, no dia 10 de janeiro – em maio passado, a empresa já havia dispensado outros 400. O futuro incerto da plataforma se manifesta pouco mais de dois anos após a Twitch registrar um aumento de 45% no número de horas assistidas no site durante a pandemia, entre 2020 e 2021.
  • A Unity, plataforma de softwares de games utilizada por mais de um milhão de criadores de jogos, anunciou planos de demitir 1,8 mil funcionários (25% de sua equipe) em 8 de janeiro – a quarta rodada de demissões desde julho de 2022. A última, em 28 de novembro, resultou na demissão de 265 funcionários.

Os cortes deste ano seguem as demissões em massa pós-pandemia em empresas de games, que impactaram cerca de 10,5 mil pessoas em 2023 e 8,5 mil em 2022, de acordo com o VideoGameLayoffs.com.

  • A Epic Games, desenvolvedora do Fortnite, demitiu 830 funcionários (16% de sua força de trabalho) em setembro, alegando necessidade de cortar custos para manter receita.
  • A ByteDance, dona do TikTok, demitiu centenas de funcionários de seu departamento de jogos Nuverse em novembro, após ter dificuldade em competir com empresas mais populares como NetEase e Tencent.
  • A Roblox dispensou 30 pessoas de sua equipe de aquisição de talentos em setembro, sugerindo uma desaceleração nas contratações futuras.

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