Com ênfase em design sustentável Osklen lança tênis feito de juta da Amazônia

Em menos de um ano, material se decompõe completamente, sem deixar resíduos ou danos ambientais

Crédito: Osklen/ Divulgação

Redação Fast Company Brasil 3 minutos de leitura

Desde sua criação, nos anos 1980, a Osklen se posicionou como uma marca criadora de conceitos e design para a indústria e o varejo de moda. Nessa época, a escolha da matéria-prima era uma forma de disrupção. A empresa começou criando um tecido impermeável para praticantes de esportes de inverno, algo que não existia no mercado.

“Nosso compromisso, desde o início, foi trazer inovação que efetivamente fizesse diferença significativa, tanto para as pessoas que fossem usar as peças como para toda a cadeia de produção”, afirma Oskar Metsavaht, fundador e diretor criativo da Osklen.

Quatro décadas depois, a marca continua em sua missão de fortalecer a bioeconomia da região amazônica e preservar a sociobiodiversidade e a cultura dos povos nativos, com o lançamento de novos modelos do tênis AG (Amazon Guardians), desta vez, produzidos com juta da Amazônia.

Crédito: Osklen/ Divulgação

Essa matéria-prima é produzida às margens dos rios e dispensa a utilização de agrotóxicos e fertilizantes. A fibra têxtil vegetal se tornou uma das principais atividades econômicas da região e possui a certificação internacional Fair Trade de comércio ético e justo.

Durante o processo de desenvolvimento da fibra em tecido, são utilizados aditivos orgânicos e óleos vegetais que não geram efluentes. Além disso, quando descartada, a juta se decompõe completamente, sem deixar resíduos ou danos ambientais, em menos de um ano.

O solado é feito com uma combinação de cerca de 45% de látex natural da Amazônia extraído de maneira sustentável de seringueiras das regiões do Xingu e Tupi-guaporé.

O tênis foi idealizado e criado pela Osklen em parceria com o Instituto-E, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

Fundado também por Metsavaht o Instituto-E desenvolve conceitos e práticas autorais para promover o desenvolvimento humano mais sustentável. A Farfetch, plataforma de tecnologia para a indústria da moda de luxo, foi parceira para o lançamento e venda exclusiva.

Os tênis ficaram em pré-venda durante o mês de setembro e agora estão disponíveis nas lojas e no site da marca. Metsavaht não revela quantos pares foram vendidos nesse evento ou quantos foram produzidos inicialmente, mas afirma que o lançamento tem um foco muito maior do que apenas a comercialização.

Crédito: Studio 0Mart

“Ele reflete o contínuo trabalho da parceria da Osklen com o Instituto-E na pesquisa e possibilidade de processamento de materiais sustentáveis oriundos da Amazônia. Nossa forma de colaborar concretamente com a preservação da floresta é participando desta cadeia socioeconômico-ambiental”, afirma.

20 ANOS DE SUSTENTABILIDADE

Agregar o conceito de sustentabilidade foi algo natural para a marca, que acompanhava os acontecimentos do mundo. Com a realização da conferência Rio 92, o tema foi debatido além das portas fechadas. Essa abertura incentivou questionamentos, mudanças de hábitos e um comportamento proativo de preservação de ecossistemas, como a Amazônia.

“Viajei para lá pela primeira vez em 1994. Desde então, entendi e reconheci a extrema importância da flora e da fauna da região, o conhecimento ímpar das tribos e comunidades que vivem na floresta, a sabedoria de cuidar para preservar”, diz Metsavaht.

Em 1998, a marca deu início ao primeiro projeto com algodão sustentável, com impacto ambiental e social, no Ceará. Investiu no primeiro plantio, colheita e tratamento do material, além do treinamento dos agricultores. Hoje, esses produtores não vendem só para a Osklen, mas para todo mercado, com a produção em escala e a um custo melhor.

No aniversário de 20 anos de ações em sustentabilidade, em 2018, a empresa adotou o conceito deAs Sustainable As Possible / As Soon As Possible (ou ASAP) . (Tão Sustentável Quanto Possíve/ O Mais Rápido Possível).

“É, na verdade, um manifesto que transmite a urgência da mudança, mas dentro das possibilidades de cada um no momento. Não podemos esperar para fazer tudo. Vamos fazendo a cada dia o melhor que conseguimos”, diz Metsavaht.

Na época do lançamento do documentário ASAP, em 2018, 40% da coleção da Osklen já era feita com os e-fabrics. Muitas peças foram feitas com tecidos construídos a partir de retalhos de coleções anteriores, por exemplo.

“Sustentabilidade é inovação, mas precisa de escala econômica para poder substituir os atuais materiais usados na indústria. Então, quanto mais pesquisamos e abrimos nossas práticas para todo o mercado, mais todos cresceremos de forma sustentável”, afirma o fundador da marca.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais