Com IA, projeto cria experiência interativa com voz de Marielle Franco

Site reconhece o rosto da vereadora em centenas de fotos, ilustrações e grafites e ativa seus principais discursos

Crédito: Divulgação/ Fast Company Brasil

Redação Fast Company Brasil 3 minutos de leitura

Quatro anos após seu assassinato, o rosto de Marielle Franco se transformou em um ícone político, cultural, de resistência, espalhado nas mídias, artes de rua e outras formas de expressão pelo mundo inteiro.

Para manter vivas também suas palavras, o Instituto Marielle Franco, com a ajuda da agência VMLY&R e do Vetor Lab, lançaram neste mês de julho – quando se completam 52 meses desde a morte da vereadora – o site "A Voz de Marielle".

É uma experiência interativa que permite que qualquer pessoa usando um celular com câmera possa ouvir os discursos da ativista por meio do site, sem precisar baixar nenhum tipo de aplicativo.

“Desde a morte de Marielle e a criação do instituto, trabalhamos para lutar por justiça, defender a memória, multiplicar o legado e regar as sementes da Mari", afirma Anielle Franco, diretora executiva  da entidade e irmã de Marielle. A atuação é pautada na Agenda Marielle, um conjunto de compromissos com sete práticas e sete pautas a partir da atuação da vereadora, explica Anielle.

“Trazemos de volta a voz dela, para mostrar que essas ideias não serão interrompidas e para reforçar a importância de termos, na política brasileira, vozes que representem a maioria da população, e que possamos fazer a diferença através do voto.”

Crédito: Divulgação

RECONHECIMENTO FACIAL

O projeto foi construído com o uso de inteligência artificial capaz de reconhecer o rosto da vereadora em centenas de fotos, ilustrações e grafites que foram estampadas em diferentes lugares do mundo desde o seu assassinato, permitindo o reconhecimento facial em 90% dos casos.

Basta acessar o site e apontar a câmera do celular para qualquer imagem do rosto de Marielle para ativar imediatamente seus discursos. Cada um conta com uma trilha sonora feita em parceria com a produtora de áudio DaHouse, que, graças a uma tecnologia de sintetizadores, instrumentalizou a voz dela para criar a composição.

“Nosso objetivo é que este projeto seja permanente, mas funcionará por pelo menos um ano com os custos da inteligência artificial pagos pela Vetor Lab e pela agência”, afirma Leandro Bordoni, diretor de criação da VMLY&R Spain.

“Queremos entrar nos guias turísticos para difundir ainda mais suas palavras. O instituto espera conseguir manter a tecnologia para ser utilizada no futuro Centro de Memória e Ancestralidade que será construído pela organização, no Rio de Janeiro, e terá parcerias com pontos de multiplicação da memória e do legado de Marielle no mundo inteiro.”

Crédito: Divulgação

UMA VOZ QUE NÃO SE CALA

O projeto foi lançado uma semana antes da inauguração da estátua de Marielle Franco no centro do Rio de Janeiro, em 27 de julho – data em que ela comemoraria seus 43 anos – com o intuito de criar um local especial onde as pessoas possam ouvir sua  voz.

Para o lançamento foi produzido um vídeo que será veiculado nas redes sociais e contará com o suporte de influenciadores, que vão convidar o público a entrar no aplicativo na web.

A iniciativa conta ainda com o apoio de divulgação da Rede de Sementes do Instituto Marielle Franco, composta por 81 parlamentares, de todo o Brasil, comprometidas com a Agenda Marielle, além de dezenas de ativistas e 25 artistas e influenciadoras, como Karol Conká, MC Carol, Jéssica Ellen e Flávia Oliveira.

“Grande parte da população reconhece o descaso da justiça com o assassinato de Marielle e até hoje o povo clama pela verdade. Relembrar a força de suas palavras e o que elas geravam na Câmara, nas favelas e periferias, escancara a necessidade de termos vozes como a dela no Brasil. Este projeto ajudará a manter viva esta chama e fará uma certa pressão para que a justiça seja feita” diz Anielle.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais