De lagarto comedor de pizza a morcegos embriagados: veja as pesquisas vencedores do IG Nobel deste ano

Pesquisas inusitadas premiadas mostram como o humor pode revelar novas formas de olhar para a ciência; confira vencedoras

Lagarto comendo pizza
Ig Nobel reforça que até ideias aparentemente absurdas podem render reflexões relevantes. Créditos: Gemini

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

Muitos brasileiros conhecem o Prêmio Nobel, mas poucos ouviram falar de sua versão satírica. Criado para destacar pesquisas inusitadas, o IG Nobel valoriza descobertas que fazem rir antes de gerar reflexão, mostrando como a ciência pode ser criativa e acessível.

A cerimônia da 35ª edição ocorreu na noite da última quinta-feira (18) na Universidade de Boston, nos Estados Unidos. Organizado pela revista científica Annals of Improbable Research, o prêmio celebra anualmente estudos improváveis em diferentes áreas do conhecimento.

O critério principal é provocar humor e, em seguida, estimular o pensamento crítico. Neste ano, o tema central foi a digestão, marcado por uma mini ópera dedicada a gastroenterologistas e pacientes.

Assista cerimônia:

Principais vencedores de 2025

  • Na categoria Física, pesquisadores da Áustria, Itália e Espanha desenvolveram a receita ideal para o molho de macarrão cacio e pepe, evitando que o preparo empelotasse. O trabalho foi publicado em abril na revista Physics of Fluids.
  • Em Literatura, o médico norte-americano William Bennett Bean (1909-1989) foi homenageado por registrar, durante 35 anos, o crescimento de uma de suas unhas.
  • Em Psicologia, Marcin Zajenkowski e Gilles Gignac investigaram como narcisistas reagem ao serem chamados de inteligentes.
  • Na área de Nutrição, cientistas analisaram a preferência de um lagarto africano pelo sabor de pizzas quatro queijos em comparação com quatro estações.
  • Em Pediatria, Julie Mennella e Gary Beauchamp estudaram o efeito do consumo de alho por mulheres lactantes sobre o leite materno e o comportamento dos bebês.
  • Na Biologia, um grupo japonês testou se vacas pintadas com listras de zebra sofrem menos com picadas de mosca.

Leia também: Nobel de Medicina vai para pesquisa genética e de Física, para criadores de redes neurais.

  • Na Química, pesquisadores avaliaram se o consumo de Teflon poderia aumentar a saciedade sem elevar calorias.
  • Na Paz, cientistas da Alemanha, Reino Unido e Países Baixos mostraram que pequenas doses de álcool podem melhorar a fluência em idiomas estrangeiros.
  • Em Engenharia, pesquisadores da Índia criaram uma sapateira com luz UV-C para eliminar bactérias causadoras de mau cheiro.
  • Na Aviação, estudos apontaram que morcegos embriagados perdem eficiência de voo e ecolocalização após consumir frutas fermentadas.

Leia mais: "A IA faz coisas incríveis, mas ainda é fraca", diz vencedor de Prêmio Nobel de Economia.

Origens e legado

O prêmio IG Nobel foi criado em 1991 pelo matemático norte-americano Marc Abrahams, editor da Annals of Improbable Research. Os troféus são entregues por vencedores do Nobel, que participam da cerimônia em clima descontraído.

Em 2025, estiveram presentes laureados como Esther Duflo (Economia, 2019), Eric Maskin (Economia, 2007), Svante Pääbo (Medicina, 2007), Moungi Bawendi (Química, 2023) e Robert Merton (Economia, 1997).

O encerramento foi marcado pela tradicional chuva de aviões de papel e pela mensagem bem-humorada de Abrahams, lembrando que a ciência, mesmo em seus aspectos mais improváveis, merece ser celebrada. O IG Nobel reforça que até ideias aparentemente absurdas podem render reflexões relevantes.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais