Dinamarca vai enviar bicicletas para ajudar ucranianos que fugiram para a cidade de Lviv

Crédito: Carl Nenzen Loven/ Unsplash

Redação Fast Company 2 minutos de leitura

Todos os dias, ucranianos que estão fugindo da invasão russa chegam à cidade ocidental de Lviv, a cerca de 64 quilômetros da fronteira polonesa. Alguns permanecem por lá, outros ficam apenas temporariamente. Mas, de acordo com algumas estimativas, Lviv agora conta com 200 mil habitantes a mais. Agora, cidade precisa resolver desafios logísticos, como oferecer moradia e meios de locomoção para todos.

Uma possível resposta para o desafio do transporte são as bicicletas: Um grupo da Dinamarca doará bicicletas para Lviv enviadas diretamente de Copenhague, cidade que tem mais bicicletas do que habitantes. Em Lviv serão construidas novas ciclovias pop-up, para facilitar a locomoção.

À medida que a guerra se arrasta, muitas pessoas começam a fazer planos mais permanentes para se estabelecer na cidade e conseguir empregos que paguem o suficiente para sobreviver. Isso está sobrecarregando os transportes públicos, que ficam lotados e mais difíceis de usar. Alguns migrantes não têm condições de andar de ônibus, especialmente porque a cidade precisou aumentar o preço das passagens, por causa do aumento do custo do diesel.

Para obter ajuda, Orest Oleskiv, chefe do Escritório de Transportes em Lviv, procurou Mikael Colville-Andersen, o guru da infraestrutura de ciclismo de Copenhague e fundador da consultoria de bicicletas urbanas Copenhagenize. Colville-Andersen sabia que a Dinamarca tinha um excedente de bicicletas. Inclusive, no seu próprio prédio, ele e outros moradores se desfazem todos os anos de dezenas de bicicletas abandonadas ou sem uso no pátio comum.

Um grupo doará bicicletas enviadas de Copenhague, cidade que tem mais bicicletas do que habitantes. E em Lviv, serão construídas novas ciclovias.

Pensando no potencial desse excedente, ele rapidamente formou uma organização sem fins lucrativos, que está levantando fundos para a campanha em Lviv. Caminhões de bicicletas doadas começarão a ser entregues nos próximos meses. O objetivo inicial é coletar duas mil unidades em boas condições e prontas para rodar.

Como parte do projeto, Lviv planeja instalar mais de 12 quilômetros de novas ciclovias com barreiras de proteção. Um novo plano de mobilidade sustentável, projetado para ajudar a reduzir a poluição e os congestionamentos, deveria ter sido implementado no final de fevereiro. Entretanto, nesse meio tempo, a guerra começou e o professional que havia criado o plano se juntou ao exército.

Colville-Andersen conta que está começando a ouvir as demandas de pessoas de outras partes da Ucrânia. “Precisam de bicicletas por outros motivos – o transporte público é péssimo, não há gasolina ou as estradas estão bombardeadas, como em Bucha”, diz ele. Depois de iniciar as entregas em Lviv, a ideia é expandir o projeto para ajudar todo o país devastado pela guerra.

Outros esforços estão reunindo bicicletas para doação a refugiados ucranianos que estão recomeçando a vida em outros países, como na própria Dinamarca ou na Irlanda e no Canadá. Mas Colville-Andersen acredita que seu projeto é o primeiro a enviar carregamentos de bicicletas em grande escala para a Ucrânia, onde mais de oito milhões de pessoas estão precisando se deslocar internamente.

Com base em texto de Adele Peters.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Redação Fast Company Brasil. saiba mais