Dove cria “falsas mães” para alertar sobre impacto de influencers tóxicos nos adolescentes

Crédito: Fast Company Brasil

Fast Company Brasil 1 minutos de leitura

A relação entre redes sociais e autoestima na adolescência tem sido tema de estudo há algum tempo. Ainda se discute quais seriam exatamente os efeitos das mídias sociais nas diversas faixas etárias, mas de uma coisa os pesquisadores estão seguros: o impacto tem sido significativo em milhões de jovens ao longo da última década.

Esta semana, a Dove (marca de produtos para cuidados pessoais da Unilever) divulgou uma pesquisa – parte do seu Projeto Autoestima – que mostra que duas de cada três garotas norte-americanas passam mais de uma hora por dia em redes sociais. Metade delas reconhece que a beleza idealizada que é mostrada nas redes acaba afetando sua autoestima – para pior.

Para dar visibilidade ao problema, a Unilever produziu um filmete, “Influência Tóxica”, que junta mães e filhas adolescentes para falar sobre os efeitos dessa atenção toda dedicada às redes sociais. São mostradas então “dicas” de beleza questionáveis e até perigosas, vindas de uma fonte inesperada: as próprias mães.

O filme usa técnicas de deepfake (que altera conteúdos de vídeo) para distorcer a fala das mães, que acabam dando péssimos conselhos sobre beleza e saúde, como limpar os dentes com uma lixa de unhas ou fazer preenchimento labial em casa. As mães de verdade ficam claramente chocadas com o que veem.

A peça toca diretamente em um dos pontos que mais preocupam pais e mães, que é o potencial de dano que as redes sociais podem causar sobre os filhos. O filme faz parte de uma iniciativa mais ampla, a campanha #DetoxYourFeed, que inclui vídeos educativos e um “Kit Autoconfiança” com um livro destinado a orientar pais, parentes e responsáveis sobre como conversar com adolescentes a respeito  dessas questões.

Criado pela agência Ogilvy, esse trabalho dá continuidade à linha de ação de Dove, focada em denunciar e desencorajar padrões de beleza não-saudáveis veiculados na mídia. As iniciativas da marca nesse sentido remontam a 2006, quando foi lançado o emblemático comercial “Evolution” e da qual faz parte a multipremiada campanha “Retratos da Real Beleza”, de 2013.

(baseado no texto original de Jeff Beer, da Fast Company)


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Fast Company é a marca líder mundial em mídia de negócios, com foco editorial em inovação, tecnologia, liderança, ideias para mudar o ... saiba mais