Dupla investe em empresa que cria comunidades no Discord

Warlocks usa o aplicativo de voz sobre IP para criar uma plataforma de relacionamento entre fãs e marcas

Crédito: Alexander Shatov/ Unsplash

Redação Fast Company Brasil 3 minutos de leitura

Será que as redes sociais são realmente espaços para socializar? Para Newton Fleury Filho e Pedro Fracassi, o modelo que conhecemos se esgotou e é preciso novos espaços virtuais para criação de comunidades engajadas. Para eles esse novo espaço é o Discord.

O Discord é um aplicativo de voz sobre IP proprietário e gratuito, projetado inicialmente para comunidades de jogos, mas que hoje é usado como plataforma de comunicação para diferentes objetivos, incluindo empresas. São mais de 10 milhões de usuários apenas no Brasil, sendo 3.2 milhões ativos diariamente.

A dupla se juntou para criar a Warlocks, especializada em soluções para servidores da plataforma. Para tanto, reuniu a expertise de ambos: Fleury trabalhou por 18 anos no Grupo Globo, onde foi um dos criadores do Cartola FC; e Fracassi é desenvolvedor de Discord desde os 13 anos, além de criador da Inhouse, comunidade de jogadores de League of Legends, Wild Rift e Valorant, em parceria com a Riot Games.

Fleury explica que a Warlocks é uma empresa de web3 com foco em comunidade. “Isso vale não só para nossos produtos, mas também para o modelo de negócio. Acreditamos que a arquitetura descentralizada e interoperável da blockchain exige uma nova arquitetura de parcerias entre empresas especializadas em diferentes partes da solução”, afirma.

Pedro Fracassi (esq.) e Newton Fleury Filho (Crédito: Divulgação)

MODELO DE NEGÓCIOS

Para ele, o Discord é uma peça fundamental de qualquer solução web3. A startup está se estruturando para atuar em sinergia com diferentes tipos de projeto. “Por isso, decidimos incubar a empresa e vamos procurar nos conectar com outros parceiros que também operam no modelo de ecossistema”, complementa.

Com um investimento inicial pequeno e equipe enxuta, a Warlocks espera escalonar à medida que mais projetos forem surgindo – já realizaram parcerias com Cartola. FC e Submarino –, de forma bootstrapped. “Esse modelo garante também que possamos concentrar os investimentos na principal competência da empresa, as pessoas”, afirma Fracassi.

A Warlock se propõe a oferecer uma solução all-in-one, atuando na consultoria estratégica, gestão de comunidade, criação de conteúdo e eventos, configuração do servidor, desenvolvimento de soluções customizadas e integrações.

ninguém sabe ao certo como serão os modelos de negócio vencedores da web3.

Os desafios dessa jornada: o próprio desconhecido da web3 e as preocupações dos clientes. Afinal, ninguém sabe ao certo como serão os modelos de negócio vencedores dessa nova era e as empresas estão descobrindo e construindo as novas regras desse jogo.

O PODER DO DISCORD NA WEB3

Segundo Fleury, a web3 precisa de uma solução adequada para sua arquitetura descentralizada, anônima e participativa, e o sucesso de um projeto está intrinsecamente conectado ao engajamento de sua comunidade.

A Warlocks acredita no potencial do Discord para a criação de comunidades, o que se encaixa na necessidade crescente das marcas em criar espaços de relacionamento e entretenimento para seus usuários, principalmente os mais engajados. “Cada empresa precisa entender seus usuários, suas motivações funcionais, sociais e emocionais e desenhar uma estratégia própria”, diz Fleury.

Construir e nutrir uma comunidade online pode trazer muito valor para o negócio, com impactos significativos no lifetime value dos clientes, seja por maior número de transações, menor índice de desistência ou menores custos de aquisição graças ao boca-a-boca.

“As possibilidades são praticamente infinitas, mas todas giram em torno de dois pontos: ser uma plataforma de relacionamento entre fãs da marca e oferecer experiências sociais para que os usuários possam desfrutar entre si, em seus próprios servidores”, afirma.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais