Elon Musk acusa Apple de favorecer concorrentes na App Store
Conflito entre bilionário e gigante da tecnologia reacende debate sobre regras e concorrência na App Store

O bilionário Elon Musk, dono da SpaceX, Tesla e X, afirmou que pretende processar a Apple por não incluir o X e o Grok, seu aplicativo de chatbot de inteligência artificial, entre os principais aplicativos recomendados na App Store.
O Grok pertence à xAI, startup de Inteligência Artificial criada por Musk. Segundo ele, a Apple estaria dificultando que empresas de IA, fora a OpenAI, alcancem destaque na App Store, o que configuraria violação antitruste. A xAI deverá tomar medidas legais.
Leia também: Sam Altman ironiza críticas de Elon Musk e minimiza disputa sobre Microsoft.
A Apple não comentou o caso. A empresa já enfrentou diversas acusações de práticas anticompetitivas nos últimos anos. Um juiz federal concluiu recentemente que a companhia violou uma liminar em processo movido pela Epic Games, criadora do Fortnite.
Você pode se interessar também:
Em abril, a União Europeia multou a Apple em 500 milhões de euros por impedir que desenvolvedores indicassem alternativas mais baratas fora da App Store. No ano anterior, a multa foi de quase US$ 2 bilhões por favorecer seu próprio serviço de streaming de música.
Na última terça-feira (13), os aplicativos mais populares na App Store eram TikTok, Tinder, Duolingo, YouTube e Bumble. O ChatGPT, da OpenAI, ocupava a 7ª posição. Elon Musk afirma que a ausência do X e do Grok na lista é injustificada.