Elton John e Dua Lipa pedem proteção contra IA no mundo da música; veja detalhes

Com as críticas dos artistas, os governantes do Reino Unido passam por nova discussão em torno das leis entre criadores e empresas

A crítica feita pelos artistas é em relação aos usos indevidos que a tecnologia permite. Atualmente, a lista já ultrapassa mais de 400 assinaturas de famosos. Créditos: Imagem criada com auxílio da IA Chat GPT.
A crítica feita pelos artistas é em relação aos usos indevidos que a tecnologia permite. Atualmente, a lista já ultrapassa mais de 400 assinaturas de famosos. Créditos: Imagem criada com auxílio da IA Chat GPT.

Louize Lazzarim 1 minutos de leitura

A Inteligência Artificial (AI) é um fenômeno recente que ainda está em processo de regulamentação no mundo todo. Um exemplo dessa preocupação vem do Reino Unido, onde celebridades como Dua Lipa, Sir Elton John, Sir Ian McKellen e Florence Welch pedem ao primeiro-ministro que atualize as leis de direitos autorais para protegê-los dos impactos da IA.

De acordo com reportagem da BBC, a crítica feita pelos artistas é em relação aos usos indevidos que a tecnologia permite. Atualmente, mais de 400 famosos, entre cantores e profissionais ligados à indústria cinematográfica, já pedem proteção conta a IA em carta direcionada ao Gabinete de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca.

Entre os pedidos, está o posicionamento do primeiro-ministro do Reino Unido sobre a emenda à Lei de Dados (Uso e Acesso), para haver transparência nos usos de materiais com direitos autorais no treinamento de modelos de IA.

Os nomes envolvidos na carta por regulamentação da IA também pedem o apoio do governo na emenda da Baronesa Kidron, que se refere aos regimes de licenciamento para trazer segurança aos artistas.

Apesar do grande apoio entre o mundo dos famosos, não são todos os britânicos que apoiam a causa. Julia Willemyns, cofundadora do think tank Centre for British Progress, afirma ser contra o pedido e dentre seus argumentos ela afirma que isso cria uma restrição no desenvolvimento da Inteligência Artificial.

A última atualização em torno das regulamentações apoiou que os criadores de IA utilizassem os materiais dos artistas para treinarem seus modelos. O único impeditivo seria sobre obras específicas, quando um artista se recusasse em autorizar esse uso. No entanto, com as críticas dos artistas, os governantes do Reino Unido passam por nova discussão em torno das leis entre criadores e empresas.


SOBRE A AUTORA

Jornalista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e escritora do livro "Sem Intervalo para Sorrir: Memórias do 29 de abril de 2015... saiba mais