Empresa brasileira investe na comercialização de remédios à base de cannabis

Cannect quer alcançar mais de 300 mil pacientes nos próximos cinco anos

Crédito: Esteban Lopez/ Unsplash

Redação Fast Company Brasil 4 minutos de leitura

Fundada em 2021 por Allan Paiotti e Fernando Domingues, a Cannect é um marketplace que assessora pacientes no processo de aquisição de medicamentos com cannabis, importados mediante aprovação da prescrição pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); além de uma farmácia online para atender a demanda pelos produtos importados com autorização temporária da Anvisa e disponíveis no Brasil para entrega imediata. São 18 produtos aprovados, porém apenas dois já estão disponíveis no país para venda via farmácia.

“Tínhamos uma opinião crítica da maneira como a saúde é tratada no mundo todo, com foco no tratamento e não na prevenção. Nesse contexto, entendemos que a cannabis medicinal tem enorme potencial no enfrentamento de efeitos adversos de diversas doenças crônicas, além de melhorar o bem estar geral de outras patologias que podem desencadear complicações importantes: como insônia e ansiedade, por exemplo” afirma Paiotti, que já foi diretor executivo no Hospital Alemão Oswaldo Cruz e presidente da GuardeAqui Self Storage.

Allan Paiotti, cofundador do Cannect, marketplace que assessora na importação de medicamentos com cannabis

Para os sócios, o mercado de cannabis medicinal ainda é muito fragmentado e pouco organizado no Brasil. “Essa é a nossa proposta de valor: integrar no ecossistema as melhores soluções para a terapêutica e gerar uma experiência sem atrito, da prescrição à aquisição e manutenção do uso do medicamento. Com a missão de democratizar o acesso a tratamentos com cannabis medicinal, estamos altamente comprometidos em entregar a melhor experiência para quem efetivamente pode ser beneficiado pela terapêutica”, diz Paiotti.

a cannabis medicinal tem enorme potencial no enfrentamento de efeitos adversos de diversas doenças crônicas.

Para adquirir medicamentos na farmácia online, os pacientes precisam obter a receita médica controlada – azul do tipo B ou amarela do tipo A, caso o remédio tenha mais de 0,2% de THC (substância psicoativa encontrada na maconha). A Cannect cuida de toda a logística de coleta da prescrição e entrega do medicamento em até 48 horas.

A Cannect ainda conta com diferentes soluções para auxiliar os pacientes e informar e ajudar os médicos sobre os remédios no mercado, diferentes tratamentos, conteúdos e pesquisas recentes. O investimento inicial foi de cerca de R$1,5 milhão no segundo semestre de 2021 para iniciar a operação atendendo mais de 500 clientes.

Com o rápido crescimento da demanda, foi feita uma rodada de investimento semente com novos investidores. No início de 2022, a empresa conseguiu um novo aporte de R$ 10 milhões para priorizar a contratação de equipes médicas e assistenciais; reforçar os times de atendimento e tecnologia; investir no desenvolvimento das soluções digitais que conectam demandas de médicos e pacientes; e amplificar ações para torná-la conhecida em larga escala. 

Os sócios esperam uma nova rodada de captação no quarto trimestre de 2022 para acelerar o crescimento. Nos últimos meses, a empresa atendeu mais de dois mil clientes, com um portfólio de mais de 500 medicamentos à base de cannabis medicinal. A expectativa é chegar a mais de 300 mil pacientes nos próximos cinco anos.

FUTURO E EXPANSÃO

No momento, o maior desafio da Cannect é ensinar e conscientizar a comunidade médica e o público em geral sobre o potencial da cannabis medicinal. “Por mais que os estudos científicos comprovem a eficácia e os benefícios da terapêutica, ainda precisamos vencer tabus da população e até dos próprios médicos. Por isso, investimos fortemente na produção de informação qualificada baseada na ciência e na educação para mudar esse cenário”, afirma Paiotti.

Por mais que os estudos científicos comprovem a eficácia da terapêutica, ainda é preciso vencer tabus da população e dos próprios médicos.

No começo de junho, a Cannect comprou a Dr. Cannabis, outra empresa do ramo criada para democratizar o acesso a tratamentos à base de cannabis, por meio da criação de conteúdo, cursos, eventos e publicação de informações relevantes. 

“A fusão fortalece o ecossistema, integrando as bases de médicos, pacientes, marcas e produtos disponíveis nas duas empresas, além de impulsionar o crescimento do mercado e a acelerar o amadurecimento do setor no país”, diz Paiotti.

A estratégia para o futuro da Cannect é se manter pautada por rigor técnico e científico e respaldo médico, posicionando a cannabis medicinal como opção terapêutica de acordo com a indicação específica para cada caso.

“Além disso, temos o compromisso de contribuir com a formação de médicos e profissionais da saúde para que possam prescrever de forma segura. Queremos ser referência como fonte de informações de qualidade e soluções para tratamentos à base de cannabis medicinal”, diz Paiotti. 


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais