Empresa brasileira lança primeiro capacete do mundo feito com grafeno

Misturado a outros materiais, o grafeno aumenta a distribuição da força de impacto, além melhorar o conforto térmico e acústico

Crédito: Taurus Helmets

Redação Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

O grafeno é uma fina camada de grafite que apresenta características valiosas: é um material transparente, flexível, resistente e alto condutor de energia. Ele tem a capacidade de reforçar as melhores propriedades de qualquer material que receba uma pequena porcentagem da substância.

O grafeno já vem sendo  utilizado em diversos objetos, de produtos eletrônicos a embalagens para alimentos e até mesmo em testes biotecnológicos para a produção de próteses.

O material passa agora a ser usado em um novo capacete lançado pela Taurus Helmets, o primeiro do mundo feito de grafeno. O capacete é resultado de dois anos de estudos em parceria com a Universidade de Caxias do Sul e com a UCS Graphene, de produção de grafeno em escala industrial na América Latina.

Crédito: Taurus Helmets

A Taurus Helmets foi procurada, no início de 2020, para colaborar com o projeto. Mas o grafeno ainda estava na condição de pó e não poderia ser utilizado em seu processo produtivo.

“Seguimos contribuindo até que, em 2021, retomamos o contato. A UCS e a empresa Znano, de nanotecnologia, apresentaram a possibilidade de utilizar o grafeno por meio de máster para polímeros. A partir daí, iniciamos os testes”, conta Carlos Laurentis, CEO da Taurus Helmets.

O resultado da parceria é a fórmula Graph-X, que, ao ser usada nos capacetes, traz maior conforto térmico e segurança. “Eles terão melhora no desempenho térmico, acústico e na absorção de impactos, tornando-os mais seguros para o consumidor final”, diz Laurentis.

Crédito: Taurus Helmets

O revestimento permite distribuição da força de impacto, tornando o capacete menos suscetível a danos, mesmo em condições de alta temperatura.

É que as propriedades de condução térmica do revestimento de grafeno dissipam o calor rapidamente. Isso não só protege os materiais internos da degradação como também proporciona uma experiência mais confortável ao usuário.

“O maior desafio foi chegar à fórmula do Graph-X, integrando o grafeno com materiais ainda não utilizados em nosso processo produtivo, além de destinar equipe e máquinas para o desenvolvimento enquanto nossa linha de produção funcionava plenamente para atender o mercado”, afirma Laurentis

O primeiro lançamento será com o modelo Cafe Racer, da marca Urban Helmets. A empresa diz que vai manter o preço com relação ao modelo clássico, fabricado em ABS, no valor de R$ 989. Segundo o CEO da Taurus Helmets, a Taurus faz, em média, cinco lançamentos de por ano.

“Os lançamentos têm como premissa melhorar a performance de produto no que diz respeito às normas vigentes e à percepção junto ao cliente final, além da redução de custos e do consumo consciente”, diz Laurentis.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais