Empresa utiliza IA para transformar aromas em cores

Tecnologia é capaz de traduzir fragrâncias em padrões de cores e imagens, assim como prever a resposta emocional do consumidor final

Crédito: Givaudan

Redação Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

A inteligência artificial está protagonizando uma revolução em diferentes empresas. São tantas ferramentas que há até marketplace para selecionar a melhor. No setor de beleza, ele está dando vida a inspirações, como no caso da Givaudan, marca de fragrâncias e componentes cosméticos. 

O objetivo da empresa é, para 2025, expandir o foco nas soluções digitais voltadas para o consumidor; Para tanto, está investindo na Myrissi, startup francesa que desenvolveu uma tecnologia de IA capaz de traduzir fragrâncias em padrões de cores e imagens relevantes para o anunciante/ produtor, assim como prever a resposta emocional do consumidor final. Ela foi comprada pela Givaudan em 2021 e lançada globalmente no começo de 2023. 

“A cor é o meio de comunicação para fazer a ligação entre a fragrância e as emoções, o que nos permite uma percepção espontânea e sem vieses. Jung já dizia que ‘as cores são a língua materna do subconsciente’”, afirma Renata Abelin, executiva de contas e embaixadora da Myrissi para a América Latina.

A tecnologia decodifica e prediz automática e instantaneamente a verdadeira percepção emocional da fragrância sentida pelos consumidores, com o objetivo de atingir um impacto emocional específico.

A inteligência artificial é combinada a neurociência para modelar a percepção natural de fragrâncias em cores, compartilhadas com a empresa por mais de 25 mil consumidores. Ela usa as correspondências cor/ fragrância que ocorrem naturalmente no cérebro para capturar a percepção espontânea da fragrância e sua ressonância emocional.

Renata Abelin (Crédito: Givaudan)

Segundo a executiva, essa tecnologia representa uma mudança radical para a indústria.

"Como o comércio eletrônico continua sendo o canal privilegiado para os clientes, devemos atender às suas necessidades de uma experiência digital olfativa, algo impossível de atender até agora”, afirma Maurizio Volpi, presidente de frangrance & beauty da Givaudan.

“Com essa tradução, permitimos que os consumidores ‘cheirem’ visualmente cores que provocam as mesmas emoções que os perfumes despertam. Essa tecnologia também permite que a Givaudan apoie estratégias de marketing, combinando o design de um produto com seu perfume, tornando a experiência do consumidor mais agradável."

AROMAS E EMOÇÕES

Inicialmente, a Givaudan usará a Myrissi para enriquecer a seleção de fragrâncias, visando uma emoção específica alinhada com objetivos de cada cliente, e também para apoiar a comunicação de cada uma delas, criando referências visuais capazes de fornecer a mesma ressonância emocional.

“Compreender a ressonância emocional de uma fragrância, impulsioná-la e garantir que ela esteja totalmente alinhada com o restante do portfólio vai otimizar o impacto dos produtos”, explica Renata.

No futuro, a empresa quer usar a tecnologia como uma fonte de sugestões para os perfumistas em seu processo criativo para que cada projeto tenha correspondência em uma ressonância emocional específica.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais