Empresas apostam em metaverso e IA no Carnaval 2023

Upland promove eventos virtuais com a Mangueira e O Boticário cria modelos de maquiagem com inteligência artificial

Crédito: Grupo Boticário

Redação Fast Company Brasil 4 minutos de leitura

Empresas e marcas estão pulando o Carnaval ao som da inovação, utilizando novas tecnologias e seguindo as tendências que marcaram 2022, como metaverso e inteligência artificial.

Em um Rio de Janeiro digital criado no universo da Upland – plataforma web3 mapeada com base na cartografia do mundo real e na tecnologia blockchain –, milhões de usuários agora podem curtir eventos da escola de samba Estação Primeira de Mangueira.

Em um Rio de Janeiro digital criado no universo da Upland, usuários podem curtir eventos da Estação Primeira de Mangueira.

Os foliões do metaverso poderão assistir a um documentário sobre bastidores do desfile no Sambódromo, um desfile no metaverso e ainda adquirir NFTs de fantasias e ornamentos para enfeitar seus avatares e suas propriedades no jogo.

Parte da renda arrecadada será destinada ao Instituto Mangueira do Amanhã, focado no desenvolvimento de adolescentes e jovens das comunidades ligadas à instituição, prioritariamente aqueles em situação de vulnerabilidade social.

“A cada nova cidade lançada na Upland, parcerias culturais, esportivas e sociais que representam aquele destino são anunciadas. O Brasil é uma das maiores comunidades dentro do Upland e o Rio de Janeiro, um destino mundialmente admirado", explica Ney Neto, diretor-geral de Upland na América Latina.

Por isso, o Rio foi escolhido como o primeiro destino internacional a ser mapeado no metaverso. A parceria para representar a cidade veio diretamente do carnaval, segundo o executivo.

Crédito: Upland

Para a parceria com a Mangueira, a empresa brasileira Flex Interativa, especializada em soluções tecnológicas, levou a ideia de replicar a quadra de ensaios da escola no metaverso, para a transmissão de eventos ao vivo no ambiente virtual.

Foram sete meses de trabalho, incluindo modelagem da quadra, experiência interativa e integração com o metaverso, além de todo o desenvolvimento dentro da Upland, com a produção de ornamentos de carnaval, fantasias e a tokenização desses ativos. 

O projeto incluiu ainda a produção de um documentário exclusivo para o metaverso, que mostra os bastidores da preparação do carnaval de 2023, a ser exibido durante os dias da festa. Foram investidos mais de US$ 200 mil na iniciativa e Neto afirma que isso é só o início do desenvolvimento da experiência da Mangueira, que será muito ampliada.

O objetivo é criar uma economia digital capaz de impactar no real, por meio do engajamento da comunidade de fãs do Upland e da Mangueira, que adquirem esses itens colecionáveis da escola para enfeitar seus ambientes no mundo virtual, explica Neto.

A seguir, a empresa planeja lançar a cidade de São Paulo dentro da plataforma, junto com World of Football, jogo de futebol digital desenvolvido por uma startup brasileira. O game terá um campeonato e fará parte de um projeto em conjunto com a FIFA para a Copa do Mundo Feminina, que acontecerá na Austrália e na Nova Zelândia.

INSPIRAÇÃO COM IA

Utilizar as tendências mais quentes em suas campanhas não é novidade para o Grupo Boticário, que no Carnaval entra em um território que gerou polêmicas até pouco tempo: o uso de IA para criação de artes. No caso da empresa, as peças mostram inspirações para uso de maquiagem nos dias de festa.

No Projeto FOL.I.A, as marcas Boticário e Quem Disse, Berenice?  mapearam as expectativas do público dentro e fora das redes sociais, a fim de identificar o que as comunidades buscam como referência para se expressarem por meio da maquiagem.

Projeto F.O.L.I.A. (Crédito: Grupo Boticário)

Em seguida, a ferramenta Midjourney gerou imagens criadas por inteligência artificial para inspirar os consumidores a recriarem a sugestão dando seu toque pessoal e sua interpretação única.

“O ponto vital da execução foi trazer uma equipe dos sonhos: maquiador, influenciadores e criadores de conteúdo para valorizar a potência humana de criar em cima de uma experiência tecnológica. Isso é algo que sempre olharemos em próximas ações”, afirma Marcela de Masi, diretora executiva de branding e comunicação do Grupo Boticário.

Ela conta que foi feita uma análise humana criteriosa para garantir que não houvesse alusão a imagens de artistas e/ ou entidades famosas sem consentimento. "Mas sabe-se que qualquer servidor de inteligência artificial é alimentado por bancos de dados diversos. Essa análise humana também tem como objetivo buscar ao máximo, dentro das limitações técnicas da plataforma, selecionar imagens que promovam a diversidade", explica Marcela.

O fato é que, por se tratar de um software, não há compromisso com a reprodução exata da realidade e da figura humana de uma forma geral. Assim, a inteligência artificial atua mais como um recurso para oferecer inspiração – mas sem exaltar padrões estéticos irreais, garante a executiva.

Com essa análise, foi criado um hub de conteúdo que reúne um banco de imagens de 21 maquiagens diferentes, distribuídas em categorias pensadas para diferentes perfis de consumidor. Os usuários encontram ainda tutoriais e cards clicáveis com indicação de produtos.

“Nossa expectativa é de que as imagens geradas por IA continuem inspirando os consumidores a utilizarem sua criatividade e autoexpressão", diz Marcela.

A princípio, a página fica ativa até o fim do mês, período em que o tema da folia estará entre os interesses do público. "Depois dessa fase, estudaremos sua continuidade ou não.”


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais