Fabricante chinês alerta para possível escassez de chips de IA da Nvidia

Demanda pelo chip H20 disparou nos últimos meses

Crédito: Antonio Bordunovi/ Getty Images

Liam Mo, Che Pan, Fanny Potkin e Brenda Goh 2 minutos de leitura

A H3C, um dos maiores fabricantes de servidores da China, alertou sobre uma possível escassez do chip H20, da Nvidia – o processador de IA mais avançado que ainda pode ser comercializado no país sob as restrições dos EUA

Em um comunicado obtido pela agência de notícias “Reuters”, a empresa destacou que a limitação no fornecimento pode atrapalhar os planos chineses para o avanço da inteligência artificial, justamente no momento em que o setor está investindo pesado na tecnologia.

“A cadeia de suprimentos global do H20 enfrenta grandes incertezas”, afirmou a H3C em comunicado, acrescentando que os estoques estão praticamente esgotados.

De acordo com a empresa, a dificuldade no fornecimento se deve às tensões geopolíticas que vêm afetando o comércio global e o acesso a matérias-primas essenciais. A expectativa é que novos carregamentos cheguem até meados de abril.

Após a publicação da notícia, um porta-voz da Nvidia afirmou que a empresa não comentaria o assunto. Em resposta à “Reuters”, a H3C negou ter emitido o comunicado, dizendo que “após verificação, nem a empresa nem nenhum de seus departamentos divulgaram essa informação”.

Nos últimos meses, a procura pelo H20 aumentou drasticamente, impulsionada pelo interesse em modelos de IA mais acessíveis desenvolvidos pela startup chinesa DeepSeek.

Empresas como Tencent, Alibaba e ByteDance ampliaram significativamente seus pedidos do H20 desde que a DeepSeek começou a ganhar projeção global, em janeiro.

A H3C também alertou que, além da possível escassez até abril, o fornecimento pode continuar instável após o dia 20 do mesmo mês devido a mudanças nas políticas de matérias-primas, dificuldades logísticas e desafios na produção.

O QUE CAUSA A ESCASSEZ DE CHIPS DE IA

A H3C afirmou que distribuirá os chips H20 priorizando clientes estáveis e de longo prazo, especialmente aqueles com pedidos que garantam margens de lucro mais altas. No mercado chinês, a escassez de chips de IA já é sentida, com o H20 difícil de encontrar, segundo um distribuidor de servidores de IA que utilizam o chip.

“Nos garantiram que os chips estariam disponíveis, mas, quando fomos comprá-los, descobrimos que já haviam sido vendidos por preços mais altos”, disse a fonte, que pediu anonimato por se tratar de uma informação confidencial. Em janeiro, a imprensa divulgou que autoridades dos EUA estariam considerando impor novas restrições à venda do H20 para a China.

a procura pelo H20 aumentou drasticamente, impulsionada pelo interesse em modelos de IA mais acessíveis.

A H3C é um dos principais parceiros da Nvidia na China para a distribuição de chips de IA, ao lado de empresas como Inspur, Lenovo e xFusion (a divisão de servidores x86 da Huawei).

O H20, único chip da Nvidia autorizado para venda na China, foi lançado logo após a última rodada de restrições dos EUA entrar em vigor, em outubro de 2023.

Desde 2022, Washington proíbe as exportações dos chips mais avançados da Nvidia para a China, devido a temores de que o país pudesse usá-los para reforçar suas capacidades militares.

Analistas estimam que, só em 2024, a Nvidia tenha enviado cerca de um milhão de unidades do H20, gerando mais de US$ 12 bilhões em receita para a empresa.


SOBRE O AUTOR