ESG torna-se estratégico para ecossistemas de inovação no Brasil

Crédito: Fast Company Brasil

Luiz Gustavo Pacete 2 minutos de leitura

O ESG, da sigla em inglês: Environmental, Social and corporate Governance, tornou-se, em especial, nos últimos dois anos, premissa de governança corporativa. O tema também já compõe foco de muitos fundos de investimentos e dá título a fundos específicos. A prática de ESG começa agora, a se expandir como foco estratégico de ecossistemas de inovação no Brasil.

O Inovabra, hub de integração com startups do Bradesco, anuncia, nesta segunda-feira, 13, uma parceria com a 100 Open Startups para desenvolver o TOP 10 ESG Inovabra, categoria especial do Ranking 100 Open Startups que vai reconhecer boas práticas, iniciativas e soluções relacionadas ao meio ambiente, à responsabilidade social e às boas práticas de governança corporativa.

“Esse é um caminho sem volta. As startups, com a sua visão inovadora e tecnológica, são muito importantes para desenvolver soluções para os dilemas que a sociedade e o mercado enfrentam dentro dos pilares de ESG. Essa é uma posição em linha com o que o Bradesco vem fazendo”, afirma Fernando Freitas, superintendente executivo do Departamento de Pesquisa e Inovação do Bradesco.

As startups premiadas nessa categoria terão direito a se tornarem membros do Inovabra Habitat, ambiente de coinovação do Bradesco, e ter acesso aos desafios de negócios lançados pelas corporações, além de participar dos eventos de conexão físicos ou remotos. O projeto também inclui a presença do Inovabra como parceiro do Open Innovation Week | Oiweek Digital Especial ESG, que será realizado em novembro.

“A inovação não pode estar desassociada das demandas da sociedade. E o ESG vem suprir uma demanda real pelos aspectos do impacto da ação das empresas. E já existe uma grande quantidade de projetos de inovação e de startups que têm como foco explorar esse desafio sociedade e a gente, de forma assertiva buscar premiar essa nova pauta”, explica Bruno Rondani, CEO da 100 Open Startups.

DEMOCRATIZAÇÃO DA INOVAÇÃO ABERTA

A parceria também consiste em um projeto que se propõe escalar o número de conexões entre empresas e startups, fomentar e estimular o acesso de novos players para a open innovation e potencializar a geração de negócios sustentáveis no ecossistema. Isso fará do Inovabra o patrocinador oficial e parceiro estratégico da principal categoria do Ranking 100 Open Startups, a TOP 100 Open Startups. Além disso, o Bradesco e parceiros vão utilizar a plataforma digital da 100 Open Startups para lançamento de desafios de inovação.

“A parceria com a 100 Open vai trazer um impulso adicional ao ecossistema que já vem crescendo ano a ano, propiciando a entrada de novas empresas na jornada da inovação aberta. Para o Inovabra é uma forma de ampliar o portfólio de soluções maduras que podem ser utilizadas pelo Bradesco ou pelos seus clientes membros do Inovabra habitat, principalmente as soluções para a pauta ESG”, afirma Fernando Freitas.


SOBRE O(A) AUTOR(A)