Estudo da Gartner dá pista de como manter funcionários engajados

Crédito: Clay Banks/unsplash

Redação Fast Company 2 minutos de leitura

Os líderes estão sempre tentando decifrar qual é o segredo para manter os funcionários engajados. Mas depois do estabelecimento do ”novo normal”, com tantos funcionários trabalhando de casa, como garantir que eles se sintam culturalmente conectados à empresa? 

Um novo estudo da Gartner oferece algumas respostas para essa pergunta. A empresa de consultoria entrevistou mais de 3.500 funcionários cujos trabalhos podem ser feitos remotamente. Mais de 75% acreditam que o sentimento de identificação com a cultura da empresa é muito ou extremamente importante para que eles se sintam eficazes em seus trabalhos. No entanto, apenas 25% declararam que sentem essa conexão e que também se sentem responsáveis por cuidar da cultura da empresa. 

Embora possa parecer que a solução fácil é trazer todos de volta ao escritório, o estudo também descobriu que os funcionários com mais flexibilidade eram os que mais se sentiam pertencentes: 53% dos funcionários que tinham flexibilidade de local, de horário e de escolhas no trabalho (em termos do que fazer e de com quem fazer) se sentiam conectados à cultura de sua empresa, em comparação com 40% dos funcionários que só tinham flexibilidade de local e de horário e com 18% que não tinham nenhuma flexibilidade. Mais da metade dos funcionários disseram que trabalham melhor em casa e sozinhos.

O relatório da Gartner oferece três soluções.

  • Primeiro: certifique-se de que o trabalho em si seja significativo. Os pesquisadores recomendam entender que o trabalho é a experiência em comum que todos nós temos agora. Em vez de depender de uma experiência agradável de escritório para criar um apego ao trabalho, invista em tornar o trabalho significativo.
  • Segundo:  crie deliberadamente conexões emocionais, em vez de confiar nos bate-papos do cafezinho para criar uma conexão social. Garanta que os funcionários sejam reconhecidos pelo trabalho que fazem e que consigam enxergar o impacto que isso tem sobre os outros.
  • Terceiro: certifique-se de que as interações pessoais contam, sejam elas pessoalmente ou via Zoom. Embora os ecossistemas de trabalho possam estar diminuindo, os pesquisadores também descobriram que relacionamentos fortes estão se intensificando, porque as pessoas estão tendo menos interações. Cerca de 65% dos entrevistados disseram que a conexão cultural veio de sua equipe, e 60% disseram que ela foi impulsionada por seu gerente direto.

“O trabalho é a experiência cultural que mais temos em comum”, disse Alexia Cambon, diretora de prática de recursos humanos da Gartner e principal autora do estudo. “Se uma empresa tem funcionários mais engajados em casa, os líderes precisam oferecer um trabalho mais envolvente e gratificante para eles. Socialmente, isso é uma coisa boa: as pessoas querem fazer um trabalho mais significativo e gratificante.”

(Artigo baseado em reportagem de Shalene Gupta na Fast Company)


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Redação Fast Company Brasil. saiba mais