Fast Company Brasil celebra cinco anos destacando o jornalismo que orienta

Em um tempo de produção de conteúdo  excessiva, reafirmamos o valor do jornalismo que checa, apura, contextualiza e norteia

imagem alusiva aos 5 anos Fast Company Brasil
Créditos: gremlin/ koya79/ Spiffy/ Getty Images

Mariana Castro 3 minutos de leitura

Vivemos uma era de superabundância de informações e carência de verdade.  Da hipercomplexidade geopolítica às narrativas fragmentadas nas redes sociais, passando pela tecnologia que avança mais rápido do que nossa capacidade de compreender seus riscos e oportunidades. É nesse cenário que o trabalho editorial se torna uma ferramenta poderosa para ajudar a ordenar o caos.

Cinco anos depois de chegar ao Brasil, no dia 8 de janeiro de 2021, a Fast Company Brasil busca ser mais do que um veículo de mídia. Em um tempo de produção de conteúdo  excessiva, reafirmamos o valor do jornalismo que checa, apura, contextualiza e norteia.

É com esse olhar que cobrimos temas como tecnologia, inteligência artificial, vida no trabalho, liderança, sustentabilidade, ESG, design e novos negócios. Sempre pela perspectiva da inovação e de seu impacto na sociedade.

Se no início de 2025, para celebrar o aniversário da Fast Company no Brasil, resgatamos o espírito que incentivou a criação deste veículo, em 2026 a ideia é resgatar o papel do jornalismo como lente que ajuda a enxergar com mais clareza o presente.

Desde 2021, já publicamos mais de nove mil matérias, cobrindo tendências que moldam a economia, a tecnologia, o trabalho e a cultura.

Além da alta complexidade geopolítica, dos desafios impostos pelas mudanças climáticas e do avanço acelerado da tecnologia, o ano eleitoral no Brasil (e em vários lugares do mundo) tornam essa leitura ainda mais importante.

Desde 2021, já publicamos mais de nove mil matérias, cobrimos tendências que moldam a economia, a tecnologia, o trabalho e a cultura e ampliamos a pauta com um olhar brasileiro e para a inovação que vem do Sul Global.

Nosso time de colunistas, profissionais admirados de diversas áreas de conhecimento, contribui significativamente para que essa leitura seja também plural. São eles que nos ajudam a qualificar o debate, traduzir temas relevantes e apontar implicações práticas para líderes, tomadores de decisão e para a comunidade criativa.

Em 2025, celebramos a criação do nosso primeiro prêmio. Em parceria com a Unico Skill, realizamos o Human Leaders, que acontece na intersecção entre a inovação e o departamento de recursos humanos, para valorizar um novo perfil de liderança: mais humanizada, mais inovadora, saudável e eficiente.

human leaders premiados

Também em 2025 realizamos a quarta edição do Innovation Festival, com apoio da KPMG, festival que reúne líderes, criativos, empreendedores, acadêmicos e pessoas que estão inovando em suas áreas, para provocar, inspirar e antecipar movimentos que importam. M.M Izidoro, Rafa Dias, Daniela Klaiman, Tania Consentino, Ana Bavon, Rosana Hermann, Nelmara Arbex e Carla Mayumi estiveram entre os participantes do evento.

Para manter o repertório atualizado da nossa audiência, estivemos nos principais festivais de inovação, selecionando projetos, fatos e iniciativas capazes de traduzir os sinais que apontam para o futuro. Ouvimos especialistas de diferentes áreas, entrevistamos executivos, empreendedores, cientistas e criativos. 

Ainda em 2025, ampliamos nossa atuação, consolidando um novo canal: Money, que trata de finanças pessoais, novos negócios, fintechs, novas economias e empreendedorismo. Ao longo do ano, a editoria se tornou um dos destaques da Fast Company Brasil.

Com isso, aumentamos nossa produção de conteúdo, nossa audiência e o engajamento da nossa comunidade. Junto com o canal, lançamos o webcast, Na ponta do Lápis , com entrevistas com Dora Kaufman, Gustavo Cerbasi, Renata Rivetti e Danilo Costa.

E vem novidade por aí!

imagem de abertura do webcast Na Ponta do Lápis
Crédito: Fast Company Brasil

Tudo isso graças a parceiros como State e Alright e marcas que andam conosco desde a chegada aqui no Brasil – Globo, Itaú, Santander, PicPay, Natura, Boticário, L’Oreal, Stefanini, Blip, Vale, MasterCar, TikTok, Oracle, Google, Chevrolet, Spotify, Serasa, Kwai, Samsung, Unico Skill, Accenture, Meta, Fundação Dom Cabral, Cesar, FBiz, Eletromidia, Galeria, Heineken, Galeria, GM, JCDecaux, Mercado Ads, Nestlé, SAP, Tim, Toyota, Vitru, WeWork, Yahoo!.

E, sobretudo graças à equipe incansável da Fast Company Brasil e à nossa audiência, sempre tão atenta e exigente, que nos incentiva a continuar apostando no valor do jornalismo, que checa, apura, contextualiza e norteia.

Obrigada por estar com a gente. Que venham os próximos anos!


SOBRE A AUTORA

Mariana Castro é editora executiva da Fast Company Brasil. saiba mais