Fim da faxina? Novos robôs domésticos prometem arrumar a casa e até servir água
A revolução das máquinas chegou, e agora é possível destinar atividades domésticas aos robôs

Ser um trabalhador CLT já é uma tarefa e tanto, o que torna muito exaustivo conciliar com as atividades domésticas diárias, como varrer, lavar louça, limpar, guardar objetos, entre outras. Já imaginou delegar essa função para um robô doméstico? Essa é a proposta que ganha popularidade entre os donos de casa.
De acordo com reportagem da Bloomberg, com o lançamento do Z70, um dispositivo que inclui braço robótico, da empresa Beijing Roborock, a organização da casa será desempenhada por uma máquina.
O mercado das máquinas facilitadoras de faxinas não é uma novidade. Há alguns meses o robô aspirador, acoplado com a função de passar pano, foi um sucesso entre os usuários.
Com a atualização promovida pela Beijing, no entanto, o preço do produto será elevado, em comparação com os robôs anteriores. O preço médio será de U$1900, enquanto as máquinas anteriores custavam, aproximadamente, U$403.
A Beijing Roborock não é a única empresa que está investindo neste mercado, mas será uma das primeiras a lançar o produto com braço robótico. As outras marcas com esse interesse são a Google, Apple e Meta.
Na demonstração inicial, o robô levou um período de tempo maior do que um humano levaria para pegar uma meia, e o braço robótico também causa limitações ao funcionamento do esfregão.
Além disso, o peso de cada objeto que o braço conseguirá captar não pode passar de 300 gramas, e a máquina precisará ser configurada para depositar os itens em um contêiner específico.
Apesar de que o produto esteja nas fases finais para o lançamento, o robô doméstico que faz faxina ainda passará por outras duas atualizações até chegar às casas. Mesmo com algumas melhorias a serem feitas, as empresas estão apostando que esse será um grande lançamento.